A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Delphi, dentre outras empresas, mostram seus produtos com as mais recentes tecnologias na Exposição de Veículos Comerciais da IAA, realizada de 23 de setembro a 2 de outubro, em Hannover, na Alemanha

Ontem (23/09), o presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, apresentou o primeiro 901veículo da América Latina certificado pela norma internacional ISO 14040, que leva em conta a análise do ciclo de vida do produto. O cavalo mecânico VW Constellation 19.320 Titan Tractor é pioneiro na avaliação da interferência de um veículo no meio ambiente, e será um dos oito modelos de caminhões e ônibus expostos pela marca. Além disso, a mostra coincide com a encomenda de 75 unidades do caminhão militarizado VW Worker 15.210 4X4 pelo Exército Brasileiro, com a opção de um segundo lote do mesmo volume.

Com a certificação ISO 14040, o objetivo da Volkswagen Caminhões e Ônibus foi o de comprovar o contínuo aperfeiçoamento tecnológico do veículo, comparando-o com o modelo anteriormente produzido para o segmento, o VW 18.320 Titan Tractor. Essa comparação levou em conta o aquecimento global, a acidificação – causadora da chuva ácida – e a formação de ozônio troposférico – o mau ozônio, que prejudica a saúde.

Mais do que apenas comparar dados básicos (por exemplo, o nível de gases emitidos por cada veículo), o estudo cobriu detalhadamente toda a cadeia produtiva e o uso continuado do caminhão – da obtenção das matérias-primas ao fim de sua vida útil, com o seu sucateamento. Como ocorre com alguns veículos no exterior, agora esse caminhão pode ser tema de uma brochura a ser distribuída na rede de concessionárias autorizadas, informando ao público em geral os benefícios ambientais obtidos com esse produto.

A certificação ISO 14040 do caminhão Volkswagen foi dada pelo Instituto da Qualidade Automotiva – IQA, um organismo de certificação especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças e outras entidades. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo Inmetro, o IQA atua nas áreas de certificação de serviços e produtos automotivos, de Sistemas de Gestão, além de oferecer publicações e cursos.

A Delphi, por sua vez, apresenta aos participantes alguns de seus produtos para veículos comerciais, incluindo tecnologias que ajudam na segurança do motorista, reduzem o consumo de combustível e diminuem as emissões tóxicas. A empresa também exibirá diversas tecnologias de entretenimento que ajudam a facilitar a vida na estrada.

Dentre os produtos em exibição incluem os novos sistemas diesel Common Rail para injeção a pressão ultra-alta para aplicações \”premium medium\” e \”heavy-duty\”. Outro produto é o sistema de alimentação com Célula de Combustível de Óxido Sólido (Solid Oxide Fuel Cell – SOFC), que aborda diretamente as leis cada vez mais rígidas sobre o estado de veículo parado com o motor ligado, além de outras propostas para diminuir o nível das emissões, de ruído e de consumo de combustível dos caminhões comerciais.

Os sistemas de alimentação auxiliar SOFC seriam utilizados para fornecer energia elétrica quando o veículo está estacionado e converte a energia química de combustíveis convencionais diretamente em energia elétrica útil, sem combustão. Ele funciona silenciosamente e com maior eficiência do que os motores convencionais de combustão interna. Limitando o tempo do veículo parado com o motor ligado e operando um SOFC no lugar do motor principal, reduzem-se as emissões, o ruído é quase eliminado e os operadores economizam quantidades significativas de combustível. A nova tecnologia terá a capacidade de utilizar diversos combustíveis, incluindo gás natural, diesel, bio-diesel, propano, gasolina, combustível derivado de carvão e combustível de logística militar.

Editado com base em materiais fornecidos pelas empresas