Um projeto do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), em parceria com a APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), responsável pela implantação e execução das políticas de promoção de exportações e de investimentos do governo brasileiro, tem permitido a participação de empresas de autopeças brasileiras em feiras internacionais para ampliar a atuação no exterior.
Segundo o conselheiro do Sindipeças, Theophil Jaggi, a iniciativa tem garantido maior exposição dos fabricantes de autopeças nacionais em outros mercados. \”Em 2007, durante a Automechanicka, na Alemanha, fizemos contato com mais de mil empresas e este ano esperamos intensificar esse trabalho de aproximar as empresas nacionais de mercados potenciais para exportação\”, explica.
Para aumentar a exposição das empresas no exterior, será lançado o Guia Oficial dos Fabricantes de Autopeças Brasileiros 2009, o qual será distribuído para mais de 100 países nos cinco continentes, com foco em empresas que atuam no setor automotivo, órgãos públicos, embaixadas, consulados e secretarias de comércio internacionais.
Com tiragem de 15 mil exemplares, o guia garantirá maior visibilidade do setor de autopeças para o mercado da reposição no exterior e terá versões impressa e eletrônica em CD-ROM, ambas as versões com processo de busca por ordem alfabética e por segmento de atuação, facilitando a consulta.