A Mercedes-Benz e o SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) acabam de formalizar nova parceria voltada à ampliação da qualificação de motoristas de caminhão. Em sua unidade de São Bernardo do Campo/SP, a empresa anunciou na última terça-feira (14/10) a cessão de um caminhão Axor, que será utilizado nas aulas práticas da entidade durante um ano. Essa iniciativa contribui para melhor aproveitamento dos ensinamentos teóricos adquiridos pelos motoristas no curso de capacitação oferecido pela entidade. Durante o período dos cursos, a montadora se responsabilizará pelas revisões e manutenções do caminhão.
Com apoio da Mercedes-Benz, o SEST/SENAT já vem aplicando o Curso Avançado para Motoristas de Transporte de Cargas, desde o início deste ano, com foco em técnica de operação, condução econômica e segurança. A partir de agora, esse treinamento será incrementado com a utilização da carreta exclusiva, que percorrerá, no primeiro ano, as unidades paulistas da entidade, e numa segunda etapa, outros Estados do País.
A Mercedes-Benz já oferece cursos de especialização para seus clientes frotistas há 26 anos, para qualificar a mão-de-obra do setor. \”Além de oferecer ao mercado produtos de reconhecida qualidade e tecnologia avançada, a montadora se preocupa também com a formação dos motoristas, contribuindo para um transporte de carga mais seguro e econômico\”, explica Euclydes Ghedin Coelho, gerente de Vendas de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
A parceria com o SEST/SENAT envolve também um treinamento oferecido para os instrutores da entidade sobre o caminhão Axor 2040, destacando a tecnologia do veículo, bem como os aspectos de dirigibilidade, desempenho e segurança. O caminhão conta, por exemplo, com gerenciamento eletrônico do motor e do veículo, computador de bordo e diversos sistemas de segurança, como os freios-motores Top Brake e Turbo Brake.
O veículo fornecido ao SEST/SENAT está equipado com o FleetBoard, inovador sistema de gestão de frota via Internet oferecido pela Mercedes-Benz que se diferencia por diversas funcionalidades. Das salas de aula, os instrutores poderão, por exemplo, demonstrar aos motoristas funções como localização de veículos, maximização de manutenção, condução econômica e mapeamento de rotas.
– Parceria com Randon e Pirelli
A fabricante de implementos Randon forneceu um semi-reboque sider carga seca para ser utilizado juntamente com o caminhão. Dessa forma, as aulas práticas são realizadas com o veículo podendo ser carregado de acordo com sua capacidade de carga, o que permite simulações similares à sua operação de transporte.
Para a primeira etapa do programa de treinamento, a Pirelli cedeu 13 pneus FR85 Vanguard, que possuem banda de rodagem inteligente com indicadores de desgastes irregulares, que possibilitam ao motorista uma maior preservação da carcaça do pneu.
– Balanço de treinamentos
Desde 1982, a Mercedes-Benz oferece aos seus clientes um amplo programa de treinamentos técnicos e de condução econômica para mecânicos e motoristas. Em média, são envolvidos anualmente cerca de 20.000 profissionais ligados a clientes e concessionários.
Os cursos oferecidos pela companhia são realizados nos Centros de Treinamento da Empresa em Campinas (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE) e nos centros homologados junto a concessionários da marca em Taboão da Serra (SP), Nova Iguaçu (RJ), Contagem (MG), Curitiba (PR), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Manaus (AM).
Legenda da foto: Gilson Mansur (esq.), diretor de Vendas de Veículos Comerciais da Mercedes-Benz do Brasil e Flávio Benatti, presidente do Conselho Regional São Paulo do SEST/SENAT.