A Mercedes-Benz e a equipe ASG Motorsport da Copa Truck, reafirmaram parceria nesta segunda-feira (06 de março) para o campeonato de 2023. O time campeão em 2022, com o veterano  Wellington Cirino que esse ano correrá em outra equipe,  a contará com sete caminhões Mercedes-Benz Actros e novos pilotos no grid para disputar a temporada desse ano.

Outra novidade da equipe de Roberval Andrade, piloto que acumula mais de 25 anos de experiência em corridas de caminhão, é a estreia em seu time dos pilotos Bia Figueiredo (com passagens pela Fórmula Indy e Stock Car) e do ator e piloto de automobilismo Caio Castro. “Este ano será de muitos desafios e com muitas novidades. Vamos precisar trabalhar e entregar bons resultados, pois com certeza todos os holofotes estarão voltados a Equipe Campeã de 2022”, disse Andrade. A primeira das sete etapas está marcada para o próximo dia 19 no autódromo de Goiânia/GO.

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Equipe ASG Motors competirá com sete pilotos na temporada de 2023. Caio Castro e Bia Figueiredo são estreantes na categoria

Os novatos na Copa Truck Bia  Figueiredo e Caio Castro vão correr ao lado de Roberval Andrade, Luiz Lopes, Daniel Kelemen, Raphael Abbate e Jaidson Zini. “Possuímos em nossa organização cerca de 40 integrantes entre pilotos, mecânicos, engenheiros, equipe de comunicação, pessoal de apoio, logística, comercial e administrativo”, acrescentou Roberval Andrade.

O piloto dono da equipe começou a carreira de piloto de caminhão na década de 1990 na antiga Fórmula Truck criada por Aurélio Batista Felix. Tem em seu currículo quatro títulos brasileiros em corridas de caminhão e terminou a temporada de 2022 em terceiro lugar. “Agradeço a todos que fazem parte desta equipe e projeto, que já se provou ser vencedor”, sem esconder que pretende conquistar mais um título esse ano.

A parceria com a fábrica envolve fornecimento de caminhões de corrida e apoio técnico da engenharia da fábrica. Além disso, os pilotos Roberval Andrade, Caio Castro e Bia Figueiredo serão patrocinados pelas marcas da Mercedes-Benz FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club, Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio.

Tecnologia digital nas pistas

Três dos Actros preparados para as pistas contarão com MirrorCam no lugar dos tradicionais retrovisores. A novidade estará presente nos caminhões de Roberval ou que a ASG vai usufruir o máximo possível dos recursos eletrônicos do caminhão, além daqueles já utilizados pela equipe.

 “O piloto dá uma volta na pista e através de recursos de tecnologia conseguimos entender e identificar onde ele está acertando, onde está errando e como ele deve pilotar naquele circuito, disse o chefe da equipe Lucas Squaielle. Ele lembrou que todas as caixas de transmissão da categoria são mecânicas com o sistema de troca em “H”. Mesmo assim, a equipe consegue saber o momento da troca de marchas, com qual a rotação do motor e ter parâmetros para passar ao piloto.

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Apresentação dos novos pilotos e caminhões aconteceu dentro da fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo/SP

Os caminhões Actros da equipe ASG são equipados com motor Mercedes-Benz OM 460, de 13 litros. Preparados para correr chegam a entregar cerca de 1.200cv de potência. Apesar de atender originalmente a norma de emissões Euro 5, para cumprir o regulamento técnico da categoria ele se fica equiparado ao Euro 6 após os trabalhos técnicos da equipe.

Segundo Squaielle, quando há aumento a potência, o trabalho é mais complexo, porque tudo tem de ser ajustado. Acrescentou que esse ano a expectativa é de reduzir ainda as emissões em relação a 2022, porém dentro de limites, porque as equipes dispõem de diferentes recursos para a realização de um campeonato equilibrado.

Transmissão Manual 

A caixa de transmissão dos Actros de pista é a Mercedes-Benz GO 210 utilizada em ônibus urbanos da marca. De acordo com o chefe da equipe, trata-se de uma unidade robusta que foi escolhida por causa da relação curta, embora depois de preparados para a corrida os motores trabalhem em até 3.600 rpm. Originalmente, para o caminhão que transporta carga, o giro máximo é de 1.900 rpm.

O fato é que os caminhões são ajustados à cada corrida conforme o traçado da pista. A parte técnica desse trabalho para a obtenção do melhor resultado possível é feita pelos engenheiros da equipe. “Em circuito travado, por exemplo, não adianta tanta potência no motor porque o carro pode ficar sem controle”, explicou.

De acordo com o regulamento técnico da categoria do ano passado, os caminhões que competem com motor de até 13,8 litros devem pesar 4.800kg com tolerância de até 67 kg. O peso do eixo dianteiro, onde se concentra maior carga, deve ter 2.520kg e tolerância de 25kg. “Nós temos de trabalhar o caminhão no limite para atender ao regulamento, distribuir pesos do chassi, suspensão etc de forma favorável para equalizar o carro de modo a obter o melhor desempenho na pista”, concluiu.

CAMPEONATO DE 2023

1ª etapa, 19 de março………….. Goiânia/GO

2ª etapa, 30 de abril………………Interlagos/SP

3ª etapa, 03 e 04 de junho……..Londrina/PR

4ª etapa, 01 e 02 de julho………Cascavel/PR

5ª etapa, 06 agosto……………….Interlagos/SP

6ª etapa, 15 de outubro…………Tarumã/RS

7ª etapa, 19 de novembro……..Goiânia/GO

Cada etapa é composta por duas corridas com 25 min e 20 min em sequência, e com inversão do grid entre os 8 primeiros colocados.