Um cavalo mecânico Volkswagen Constellation 19.320 movido a gás encontra-se em testes pela Luft Logistics com previsão de iniciar as operações na rota São Paulo – Rio de janeiro já neste mês de março. Equipado com motor MWM de 315cv de potência, o veículo pode ser abastecido com GNV (gás natural veicular) ou biometano.
Segundo a operadora logística, os testes de consumo e autonomia estão ocorrendo em operações de coleta no interior do Estado de São Paulo. Já a fabricante do motor destacou que além da redução de custos com combustível o veículo reduzirá em até 25 % as emissões de CO² na atmosfera. Aqui no Brasil a Scania já comercializa caminhões ´movidos a GNV e biometano desde o final de 2019. A Iveco planeja lançar ainda em 2023 uma versão do Tectoe e outra do S-Way com essa solução.
Complemento ao elétrico
“Trata-se de mais um importante passo de sustentabilidade em nossas atividades”, disse a Diretora de Serviços da Luft Healthcare, Angélica Nogueira. A executiva observou que o uso do GNV em rotas de longas distâncias irá complementar a prática sustentável já realizada pela empresa por veículo elétrico em distâncias menores. Desde janeiro desse ano, a empresa adicionou à sua frota urbana um caminhão JAC iEV1200T. Com autonomia de 200 km e livre de rodizio, sua capacidade é para 4 toneladas de carga líquida.
A Luft Healthcare atende mais de 100 clientes do setor de saúde. De sua expedição, saem anualmente milhões de medicamentos, vacinas, produtos para saúde e bem-estar pessoal, além de matérias-primas e outros insumos do processo produtivo.