A Mercedes-Benz acaba de inaugurar a linha de produção do eActros, modelo da marca movido a baterias elétricas. Trata-se do primeiro caminhão produzido em série pelo Grupo Daimler Truck livre de emissões de CO2.
Indicado para operações urbanas, o eActros é produzido em linha de montagem na fábrica em Wörth, Alemanha. Nesta unidade serão fabricados também outros modelos como eActros LongHaul, para o transporte de longas distâncias, previsto para 2024, e ônibus urbano eEconic, para o segundo semestre de 2022.
Fundada em 1963, a fábrica de Wörth é a maior da Mercedes-Benz e com a nova linha de produção passa a ter importante papel na estratégia do Grupo para a produção de veículos comerciais isentos de emissões de CO2.
“Nossa produção altamente flexível garante a montagem eficiente de caminhões convencionais e de caminhões livres de emissões de CO2 em Wörth nos próximos anos – e, portanto, a competitividade de toda a unidade”, disse o Dr. Andreas Bachhofer, chefe de fábrica e produção de Wörth.
O chefe de operações e caminhões da Mercedes-Benz, Sven Gräble, destacou que a mudança da tecnologia da indústria para caminhões livres de emissões de CO2 também significa uma grande transformação para as fábricas e a produção. “ É um novo começo real”, disse.
De acordo com Gräble, o conceito da Mercedes-Benz denominado ‘fullflex’ (totalmente flexível) possibilita a integração dos caminhões elétricos à produção já existente.
“Dessa forma, a planta é capaz de se adaptar com eficácia e ainda mais rapidez às demandas de mercado e cumprir de forma confiável os exigentes padrões de qualidade da Mercedes-Benz,”, concluiu.
Além dos produtos, toda a unidade de Wörth, incluindo a produção, será neutra na emissão de CO2 a partir de 2022, assim como todas as outras fábricas europeias da Daimler Truck. Para isso, a aquisição de energia sem CO2 de fontes de energia renováveis formará a base para a produção livre de emissões, entre outras soluções. Como parte desse processo, a partir de 2022 a fábrica deWörth receberá eletricidade de parques eólicos e solares e de usinas hidrelétricas.
O eActros é impulsionado por dois motores elétricos integrados e transmissão de duas velocidades. Dependendo da versão, o modelo obtém sua energia de três ou quatro baterias, podendo atingir uma autonomia de até 400 quilômetros.
As três baterias precisam de pouco mais de uma hora para serem recarregadas de 20% a 80% em uma estação comum de carga rápida de corrente DC para carregamento de 400A.
Em uma primeira etapa, o modelo de série do eActros estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia.
De acordo com a Mercedes-Benz, para apoiar os transportadores em todas as etapas da mudança para a eletromobilidade, o eActros está integrado em um sistema global que também inclui ofertas de consultoria e serviços para os clientes.
O veículo conta também com alto nível de digitalização, conectividade e segurança ativa já presentes em caminhões com motor a diesel, como assistente para fazer curvas, sistema ativo de freios de quita geração com detecção de pedestres e MirrorCam.