A próxima geração dos caminhões especiais Unimog, assim como o Unimog extreme off roader e o Econic, com acesso em nível rebaixado, serão disponibilizados no mercado, no outono de 2013, já com os novos motores Mercedes-Benz BlueTec 6, que atendem  a norma de emissões Euro 6 que entrará em vigor na Europa a partir de 1º de janeiro de 2014.
Essas três famílias de veículos também chegarão com amplas inovações de design interno e externo, e de características de condução e operação. Muitos componentes foram trazidos da produção de caminhões em grande escala, como a nova arquitetura eletrônica, itens do chassi, nova transmissão e elementos de controle.Os veículos foram submetidos a exaustivos testes não só com relação às características de condução e operação, mas também em termos de ergonomia e conforto. Isso garantiu que os novos veículos com tecnologia Euro 6 pudessem enfrentar condições climáticas radicais e requisitos extremos, enquanto executavam as tarefas dos clientes.Há três anos, os engenheiros da Mercedes-Benz submeteram a última geração de caminhões especiais, equipados com motores BlueEfficiency Power, às condições mais difíceis, como parte de seu programa de testes de inverno. Temperaturas que atingem menos 30 graus centígrados, somadas a metros de neve e estradas congeladas, são fatores que apresentam um imenso desafio ao homem e à máquina.
Em pistas de testes de dinâmica e manejo de veículos, incluindo curvas extremas e trilha florestal, a equipe de desenvolvimento submeteu as novas gerações do Unimog e do Econic a semanas de testes extremamente severos. A meta era otimizar o funcionamento do veículo, sua eficiência, ergonomia e conforto operacional.Todos os caminhões foram equipados com instrumentos de medição high-tech (em algumas circustâncias, foram 300 pontos de medição). Ao dados coletados permitiram que os técnicos reunissem informações sobre o desempenho da partida a frio dos motores Euro 6 e o funcionamento da transmissão a menos 25 graus centígrados. Outros elementos da tecnologia BlueTec6, como o filtro de partículas também foi testado, alem das características de funcionalidade e o rápido descongelamento do sistema AdBlue, em temperatura abaixo de 10 graus centígrados.