Diversas montadoras do País aproveitam sua participação na Agrishow 2012 para apresentar ao mercado nacional seus veículos off-road. A Iveco, por exemplo, exibe ao público do evento o novo modelo Trakker, que tem como base o caminhão vencedor do rali Dakar 2012.

1385O primeiro veículo da nova linha é o Iveco Trakker 6×4, que chega com 440 e 480cv e mais econômico que a versão anterior. O modelo possui transmissão automatizada, novas opções de entre-eixos (de 3.200mm e 3.500mm para o modelo cavalo mecânico e de 3.500 e 4.500mm na versão plataforma) e a cabine leito. O novo interior tem painel mais moderno, mais ergonômico. Há uma nova versão cabine leito opcional e uma ampla lista de opcionais (como ar-condicionado) que aumentam a qualidade de vida a bordo e a facilidade de condução do modelo. “Este caminhão é uma máquina profissional, para trabalhar ininterruptamente sob as mais exaustivas condições de carga, relevo e clima”, diz Davi Lunardi, diretor da gama de pesados da Iveco América Latina, lembrando que a marca já vendeu mais de 70 mil unidades do Trakker no mundo.

Já a Scania, aproveita sua participação da feira para apresentar sua nova linha de caminhões fora de estrada. Além de melhorias no trem de força, as cabines G1386 passaram por modificações que prometem mais resistência e robustez. Segundo a montadora, os novos modelos (G 440 6×4 e G 480 6×4), são ideais para operações fora de estrada no transporte de cana-de-açúcar. Os caminhões também estão disponíveis nas versões 8×4, 10×4 e 6×6. “Precisávamos criar um produto com identidade para o setor Off-Road, que atendesse às necessidades específicas do segmento. Com esse ideal, nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento adaptou cabine, motor, a caixa automatizada Scania Opticruise, o Scania Retarder e a suspensão traseira, além de outros itens, para oferecermos um produto ideal para operações fora de estrada. Dessa necessidade de segmentação e a partir do conceito de evolução contínua, surgiu a nova linha”, afirma Silvio Renan Souza, gerente de Vendas de Veículos Off Road da Scania no Brasil. Os motores de 13 litros, que contam com a tecnologia Euro5, possuem uma nova plataforma, o que trouxe um ganho de 9% de torque e 5% de potência em relação ao antigo bloco de 12 litros. Na prática, os motoristas conseguem superar rampas com velocidades mais altas a rotações menores, o que resulta em menos consumo de combustível, que pode ser até 7% inferior.Na faixa de 440 e 480 cavalos, os motores entregam o maior torque da categoria, de acordo com a fabricante. “Isso se reverte em performance para o cliente. O torque em baixas rotações reduz o consumo de combustível e o tempo de ciclo de viagem, garantindo melhor velocidade de subida. Nenhum concorrente consegue alcançar nosso desempenho. Para o setor canavieiro, esse é um grande diferencial”, afirma Souza.

1387A Volvo também marca presença no evento com sua linha de produtos. A empresa expõe caminhões, máquinas, equipamentos, motores industriais e soluções financeiras que atendem às necessidades do setor. Na área de caminhões, a marca apresenta seus modelos das linhas F e VM que são usados desde o plantio até o transporte de longa distância, além do modelo fora de estrada, FMX. “Nossos caminhões têm uma enorme aceitação no mercado, pela robustez, grande produtividade, resistência e baixo consumo de combustível. São atributos garantem maior rentabilidade ao transportador”, afirma Roger Alm, presidente de vendas e marketing de caminhões do Grupo Volvo na América Latina.  Já na área de motores, a Volvo dispõe de modelos industriais que equipam geradores de energia, motobombas, bombas de irrigação, máquinas colheitadeiras e equipamentos usados no processamento industrial da cana de açúcar. “Nossos motores são desenvolvidos para ter o máximo de eficiência com menos consumo de combustível, o que garante menos emissão de poluentes e redução dos custos operacionais”, explica Cristiano Conde, presidente da Volvo Penta Brasil.