Diversas montadoras do País aproveitam sua participação na Agrishow 2012 para apresentar ao mercado nacional seus veículos off-road. A Iveco, por exemplo, exibe ao público do evento o novo modelo Trakker, que tem como base o caminhão vencedor do rali Dakar 2012.
O primeiro veículo da nova linha é o Iveco Trakker 6×4, que chega com 440 e 480cv e mais econômico que a versão anterior. O modelo possui transmissão automatizada, novas opções de entre-eixos (de 3.200mm e 3.500mm para o modelo cavalo mecânico e de 3.500 e 4.500mm na versão plataforma) e a cabine leito. O novo interior tem painel mais moderno, mais ergonômico. Há uma nova versão cabine leito opcional e uma ampla lista de opcionais (como ar-condicionado) que aumentam a qualidade de vida a bordo e a facilidade de condução do modelo. “Este caminhão é uma máquina profissional, para trabalhar ininterruptamente sob as mais exaustivas condições de carga, relevo e clima”, diz Davi Lunardi, diretor da gama de pesados da Iveco América Latina, lembrando que a marca já vendeu mais de 70 mil unidades do Trakker no mundo.
Já a Scania, aproveita sua participação da feira para apresentar sua nova linha de caminhões fora de estrada. Além de melhorias no trem de força, as cabines G passaram por modificações que prometem mais resistência e robustez. Segundo a montadora, os novos modelos (G 440 6×4 e G 480 6×4), são ideais para operações fora de estrada no transporte de cana-de-açúcar. Os caminhões também estão disponíveis nas versões 8×4, 10×4 e 6×6. “Precisávamos criar um produto com identidade para o setor Off-Road, que atendesse às necessidades específicas do segmento. Com esse ideal, nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento adaptou cabine, motor, a caixa automatizada Scania Opticruise, o Scania Retarder e a suspensão traseira, além de outros itens, para oferecermos um produto ideal para operações fora de estrada. Dessa necessidade de segmentação e a partir do conceito de evolução contínua, surgiu a nova linha”, afirma Silvio Renan Souza, gerente de Vendas de Veículos Off Road da Scania no Brasil. Os motores de 13 litros, que contam com a tecnologia Euro5, possuem uma nova plataforma, o que trouxe um ganho de 9% de torque e 5% de potência em relação ao antigo bloco de 12 litros. Na prática, os motoristas conseguem superar rampas com velocidades mais altas a rotações menores, o que resulta em menos consumo de combustível, que pode ser até 7% inferior.Na faixa de 440 e 480 cavalos, os motores entregam o maior torque da categoria, de acordo com a fabricante. “Isso se reverte em performance para o cliente. O torque em baixas rotações reduz o consumo de combustível e o tempo de ciclo de viagem, garantindo melhor velocidade de subida. Nenhum concorrente consegue alcançar nosso desempenho. Para o setor canavieiro, esse é um grande diferencial”, afirma Souza.
A Volvo também marca presença no evento com sua linha de produtos. A empresa expõe caminhões, máquinas, equipamentos, motores industriais e soluções financeiras que atendem às necessidades do setor. Na área de caminhões, a marca apresenta seus modelos das linhas F e VM que são usados desde o plantio até o transporte de longa distância, além do modelo fora de estrada, FMX. “Nossos caminhões têm uma enorme aceitação no mercado, pela robustez, grande produtividade, resistência e baixo consumo de combustível. São atributos garantem maior rentabilidade ao transportador”, afirma Roger Alm, presidente de vendas e marketing de caminhões do Grupo Volvo na América Latina. Já na área de motores, a Volvo dispõe de modelos industriais que equipam geradores de energia, motobombas, bombas de irrigação, máquinas colheitadeiras e equipamentos usados no processamento industrial da cana de açúcar. “Nossos motores são desenvolvidos para ter o máximo de eficiência com menos consumo de combustível, o que garante menos emissão de poluentes e redução dos custos operacionais”, explica Cristiano Conde, presidente da Volvo Penta Brasil.