De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), em 2010 o sistema de consórcios registrou R$ 63,2 bilhões em negociações, 30,8% maior que o ano anterior. O resultado mostra alta nas vendas de cotas para automóveis, motos, caminhões, imóveis e serviços.
Novas adesões atingiram alta de 8,2%, as cotas registraram 2,12 milhões acumuladas contra 1,96 milhão, em 2009. Os números de contemplações também foram os maiores atingidos pela entidade, um total de 980,6 mil, realizadas de jan-dez/2010, o que representa 4,4% a mais que as 939,6 mil atingidas durante o mesmo período no ano passado.
Em 2010, os ativos administrados pelo Sistema de Consórcios estão estimados em R$ 89 bilhões e do valor total, os recebíveis representam R$ 76 bilhões e as disponibilidades R$ 13 bilhões.
Entre as causas para o crescimento nos negócios, a associação aponta o cenário de estabilidade econômica, maior presença das classes sociais C e D, e a segurança no emprego, além de eventual aumento na renda para pessoas economicamente ativas.
O presidente executivo da entidade, Paulo Roberto Rossi, afirma que com base nos resultados do ano passado, a perspectiva para 2011 é de que os negócios com novas cotas cresçam entre 7% e 8%. Entre os veículos automotores, a expectativa maior está nos leves (automóveis, camionetas e utilitários), por conta da entrada de novas marcas e por fatores como a estabilidade dos preços e a oportunidade de utilização do crédito da contemplação nas promoções periódicas, tradicionais nesse mercado.
No setor de veículos pesados (caminhões, ônibus, tratores, semirreboques, implementos rodoviários e agrícolas, entre outros), vários fatores impactarão as vendas de cotas como as grandes obras necessárias para realização da Copa do Mundo 2014 e da Olimpíada do Rio de Janeiro, o aumento na produção agrícola e nas exportações de commodities, além da substituição dos caminhões pesados por leves e semileves para a circulação nas principais regiões metropolitanas, além do início da renovação dos veículos enquadrados no EURO V.