A Delphi América do Sul criou um novo tipo de central eletrônica para automóveis que reduz ou elimina fusíveis, relés e módulos eletrônicos. Chamados de MAPECs (Multiple Application Electrical Center), os dispositivos são uma nova solução eletro-eletrônica para veículos de baixo custo, com a função de centralizar as principais atividades do sistema de distribuição de energia. O produto será lançado no 17º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL 2008, de 7 a 9 de outubro de 2008, no Expo-Center Norte, em São Paulo.
Nas aplicações e estudos já realizados pela Delphi, foi constatada uma série de benefícios e impactos nas arquiteturas eletro-eletrônicas. Com a redução do uso de fusíveis e relés (responsáveis pelo funcionamento e proteção dos contatos elétricos), cerca de 20 metros de fios de cobre deixaram de ser utilizados, além de uma redução média de 40 circuitos. Isso gera uma queda direta no custo da arquitetura eletro-eletrônica veicular – por volta de 4%.
\”A diminuição do uso de relés e fusíveis traz ainda maior confiabilidade para todo o sistema, além de uma economia com o custo da troca de dispositivos danificados ou inoperantes\”, afirma Flávio Campos, Diretor de Engenharia da divisão de Arquitetura Eletro-Eletrônica da Delphi para a América do Sul.
Outra vantagem das MAPECs está na função de chaveamento de potência e proteção elétrica. A tecnologia permite uma programação lógica dos sistemas que a montadora queira proteger, com grande flexibilidade na definição de funções a serem chaveadas ou protegidas. Esta flexibilidade permite muitas possibilidades de alteração de funções com o mínimo impacto na arquitetura veicular.