Modelo da Volvo passa a ser disponibilizado em mais duas versões

1700A Volvo está apresentando ao mercado a quarta geração da linha VM – que completou 10 anos em 2013 – e traz como novidades a cabine redesenhada e duas novas versões à família. Perto de atingir a marca de 40 mil unidades produzidas, desde o lançamento em 2003, o modelo que inseriu a marca no segmento de semipesados no País ganhou um visual mais moderno próximo dos extrapesados Volvo FH que já rodam na Europa e que serão, em breve, mostrados no Brasil.

Além disso, a montadora anunciou que passará a disponibilizar a caixa de transmissão automatizada I-Shift para o modelo, provavelmente no último trimestre do ano. De acordo com o diretor de estratégia de caminhões do grupo Volvo na América Latina, Sérgio Gomes, a caixa de câmbio que está sendo introduzida na linha VM é a mesma que equipa mais de 90% dos veículos da linha FH que saem da linha de produção na fábrica de Curitiba/PR.

A parte frontal da cabine foi totalmente redesenhada, conta com novos faróis, com luzes diurnas de LED em forma de V, separadas da luz baixa, o que – segundo a fabricante – proporciona melhor visibilidade. “Os novos VM têm o que chamamos de new family look da linha Volvo, o visual de todos os modelos de caminhão da marca”, acrescenta Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da companhia. Na parte interna, a atualização abrangeu a padronagem dos tecidos que forram os bancos, teto e painéis.

Outra novidade que chega junto com a nova linha VM são as duas novas configurações de eixo, 8X2 e 8X4 indicadas pela fábrica para operações em curtas e médias distâncias. Os caminhões com quatro eixos aumentam a capacidade de carga, e no caso da versão traçada, por exemplo (8X4), uma das aplicações é do veículo operar como betoneira  e caçambas.