A parceria entre a Indústria Metalúrgica Pastre, do Paraná e a sueca SSAB lançaram o Bitrem Basculante Geração II, considerada a carreta mais leve do Brasil. Composta de aço importado da Suécia de alta resistência, o equipamento pesa 2,5 toneladas a menos e possibilita um aumento efetivo de carga. O gerente industrial da Pastre, Lauro Pastre Junior, destaca a importância do novo produto para o transportador. \”O carreteiro é obrigado a passar pelas balanças de pesagem e se exceder o peso é multado\”, explica.
Com a nova carreta é possível elevar o volume de cargas transportadas. Segundo o diretor comercial as SSAB, Marcelo Mokayad, a redução de peso pode ser compensadora em vários sentidos, incluindo na diminuição de custos e aumento nos lucros. \”Além da economia com o motorista, diesel e pedágios, o transportador otimiza tempo e trabalho\”, disse Mokayad e exemplifica que uma carreta de sete eixos gasta em média R$ 480 em pedágio, entre Piracicaba e Santos, em São Paulo.
Essa novidade atraiu algumas empresas do setor, como a Jaguar Transportes e Logística de São Paulo, que pretende renovar a frota até o final de 2005 e adquiriu o primeiro protótipo do bitrem. Para o diretor da Jaguar, Élder Serraglio, o novo produto é o que há de melhor em segurança, versatilidade, peso e custo/benefício. \”Com sete carretas novas posso economizar cerca de R$ 25 mil por mês\”, conclui Serraglio.