Os primeiros 30 ônibus híbridos produzidos pela Volvo no Brasil começam a circular em Curitiba, no Paraná, nesta quinta-feira, dia 27/09. Movidos à eletricidade e a diesel, os veículos reduzem em 90% a emissão de gases poluentes em relação aos modelos com tecnologia Euro 3, segundo a fabricante.Outra vantagem do veículo, destaca a Volvo, é não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação.
Ainda de acordo com a montadora, chamada de “Híbrida em Paralelo”, a tecnologia usada na linha foi projetada para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também é usado como gerador de energia durante as frenagens.
Já o motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se aciona os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.