A partir de 1º de julho, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) implantará mudanças na identificação dos óleos diesel disponíveis no mercado nacional. Com isso, o diesel S500 receberá corante vermelho. Já o S1800, hoje vermelho, ficará amarelo e sem a adição de corante. A medida visa evitar que o S500 possa ser desviado para venda como óleo diesel S50 ou S10, de coloração semelhante.
Sendo assim, o diesel S500 – que hoje é ligeiramente amarelado – passará a ter tom avermelhado. O S1800, no entanto, exibirá sua cor amarela natural (podendo apresentar-se ligeiramente alterado para as tonalidades marrom ou alaranjada devido à adição do biodiesel em teor de 5%).
Segundo a agência, a mudança é necessária “diante das ações tomadas pela ANP no âmbito do processo de adaptação da oferta de óleo diesel aos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Controle de Emissões de Veículos Automotores (Proconve) e pelo Acordo Público firmado entre ANP, o Ministério Público do Estado de São Paulo e outras entidades”. O órgão destaca ainda que os representantes dos postos de revenda e das distribuidoras acompanharam a elaboração da Resolução ANP no 65/2011, portanto, estão cientes da mudança.