Mesmo assim, empresários acreditam em crescimento – diz pesquisa CNT
Nesta quinta-feira (28/02), a CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgou o balanço da sondagem “Expectativas Econômicas do Transportador 2013”. Durante o levantamento foram realizadas 515 entrevistas com empresários do setor (464 do modal rodoviário – cargas e passageiros – e 51 do modal aquaviário – navegação marítima e interior).
Nas entrevistas foram abordadas questões relacionadas à taxa de juros, crescimento do PIB, investimentos e, ainda, o conhecimento dos empresários sobre o PIL (Programa de Investimentos em Logística) e a EPL (Empresa de Planejamento e Logística).
A sondagem aponta que a maior parte dos empresários entrevistados (70,5%) acredita que, embora o governo tenha adotado medidas de estímulo, a crise internacional continuará afetando o Brasil em 2013.
Dos empresários, 42,9% acreditam no crescimento da economia para este ano e, 68,2% preveem ampliação da frota. No entanto, 62,6% ainda são pessimistas em relação à inflação.
Quando o assunto é a carga tributária, 44,8% dos empresários acreditam que ela aumentará em 2013. E 83,5% declararam que ela tem impacto elevado em sua atividade.
Com relação aos investimentos, 48,3% dos entrevistados acreditam que serão ampliados e 41% esperam que eles se mantenham em relação ao ano anterior.
Outro ponto relevante verificado pelo levantamento, diz respeito à qualidade das rodovias e da infraestrutura aquaviária. Embora 19,4% dos pesquisados acreditem em uma piora do quadro em 2013, para 40,6%, a situação será mantida, e 38,8% acreditam em uma melhora nesse cenário.
Da Agência CNT de Notícias