O pneu TR85 da Pirelli, desenvolvido no Brasil para o eixo de tração de caminhões pesados e extrapesados, passa a contar com mais quatro medidas. Segundo a empresa, o produto possui design diferenciado, banda de rodagem mais larga, sulcos transversais profundos e excelente tratividade.  O objetivo é equipar uma diversidade maior de caminhões e ampliar a participação da empresa no mercado. As medidas lançadas são 10.00R20, 11.00R20, 12.00R20 e 11.00R22, do tipo com câmara, além das lançadas inicialmente, 295/80R22.5, 275/80R22.5, 12R22.5 e 11R22.5, para uso sem câmara.

Desenvolvido para caminhões pesados e extrapesados, o pneu foi lançado após dois anos de pesquisas intensas e investimentos superiores a US$ 1,5 milhão. Além disso, cerca de 20% do mercado de pneus é formado pelo segmento rodoviário para o eixo de tração, com tendência de crescimento, devido ao lançamento de caminhões cada vez mais potentes. Para criar modelos mais adequados às necessidades da frota nacional de caminhões, a Pirelli rodou 10 milhões de quilômetros e testou mil protótipos.

Conforme a empresa, testes de tratividade na rampa e de dirigibilidade em pista molhada, realizados no Campo de Provas de Sumaré/SP, revelaram a superioridade do TR85 em relação à aderência do pneu ao solo e ao seu comportamento nas retas e curvas, mesmo nas condições mais severas de uso. Além disso, o modelo possui maior integridade das cinturas e carcaça, o que possibilita um melhor índice de reconstruções da carcaça, ampliando o número de vidas do pneu.