Estabelecer uma planilha de custo eficiente pode ajudar o caminhoneiro a organizar as finanças. Esse planejamento contribui para evitar que o profissional gaste mais do que ganha e tenha uma visão realista da sua condições econômica. Com a consciência do que acontece com o seu dinheiro é possível o caminhoneiro fazer um bom planejamento, investir no seu negócio e conquistar os seus objetivos pessoais e profissionais. Mas começar um orçamento eficiente não é tarefa tão fácil é preciso disciplina e entender as vantagens de manter o controle das despesas em dia. 

9 dicas para iniciar o gerenciamento do seu negócio 

Confira algumas dicas de como fazer uma planilha de custo eficiente:

Registro de Despesas e Receitas:

Para iniciar um orçamento eficiente é preciso registrar de maneira detalhada todas as despesas, desde combustível até refeições na estrada. Isso proporciona uma visão clara dos gastos diários e facilita a identificação de áreas onde é possível economizar. Outro ponto é anotar todas as fontes de renda mensal. Entre elas, salários, renda extra, aluguéis, investimentos, entre outros.

Classificar os gastos:

É importante classificar os gastos em despesas fixas (por exemplo, pagamento do caminhão, seguro) e despesas variáveis (como alimentação, manutenção do veículo). Isso ajuda a entender melhor para onde está indo o dinheiro. Esse processo é importante para a identificação dos gastos desnecessário. Assim o profissional pode reduzi-las.   

Estabelecer metas:

No processo de organização é essencial estabelecer metas financeiras para poder economizar para criar uma reserva de emergência. Mesmo que seja uma quantia baixa ter um fundo para imprevistos é fundamental. Além disso, estabelecer metas contribui para pagar dívidas ou até mesmo fazer investimentos e com o rendimento realizar objetivos pessoais e profissionais. 

Aplicativos de Orçamento:

A tecnologia trouxe algumas facilidades. Uma delas são os aplicativos de finanças pessoais ou planilhas online. Essas ferramentas agilizam os cálculos e facilitam o acompanhamento do orçamento ao longo do tempo.

Revisões regulares:

Todas as vezes que o caminhoneiro tiver alguma alteração nas condições de trabalho como um aumento ou diminuição na rendavé importante fazer uma revisão do orçamento. A flexibilidade é importante para garantir que o orçamento continue sendo eficaz.

Planejamento para Dívidas

No caso do profissional que tem dívidas ou algum financiamento é interessante incorporar no orçamento um plano para pagá-las gradualmente. Isso pode envolver a definição de metas específicas de pagamento e a alocação de uma parte do seu orçamento para quitar dívidas.

 

Fabet: Curso de gestão de frota