por Daniela Giopato
O motorista de caminhão, principalmente aquele com mais de 50 anos, deve estar atento à possibilidade do surgimento de certas doenças entre elas o câncer de próstata. A descoberta precoce é a única forma de tratá-lo com sucesso o câncer e evitar que leve o paciente à morte. O ideal é que homens que se encontram nessa faixa etária procurem serviços de saúde para realizar os exames do toque retal ou da dosagem de PSA total (de sangue), pois essas são as únicas maneiras de diagnosticar a doença.
“As justificativas que norteiam a detecção precoce do câncer de próstata, assim como de qualquer outro tipo, é que quanto mais inicialmente a doença for diagnosticada, maiores serão as chances de cura, além de permitir um tratamento menos agressivo e mutilante”, explica o assessor técnico da Coordenação de Assistência do INCA, José Eduardo Castro.
Além da idade, o histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos de idade é outro fator importante que pode aumentar o risco entre três e 10 vezes em relação à população em geral, e pode refletir tanto características herdadas quanto estilos de vida compartilhados entre os membros da família. Homens com histórico familiar devem procurar os serviços de Saúde a partir dos 40 anos. Fatores como o consumo excessivo de álcool e o tabagismo também foram encontrados em alguns estudos como propiciadores da doença. A atenção deve ser redobrada em casos de sangue na urina, aumento na freqüência de urinar, especialmente a noite, jato urinário fraco e dor ou queimação na hora de urinar.
Para José Eduardo, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobre em gordura, principalmente as de origem animal, ajudam a diminuir o risco de câncer e de outras doenças crônicas não transmissíveis. “Hábitos como não fumar, limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável, não ser sedentário, controlar peso, evitar exposição prolongada ao sol e visitar regularmente um médico também são medidas de controle para diversos tipos de câncer”.