Começa em janeiro de 2009 um projeto piloto que levará a uma redução nos impactos climáticos nas operações de transporte madeireiro na Suécia. A ação conta com a participação do Instituto de Pesquisas Florestais (Forestry Research Institute), o Departamento de Estradas de Rodagem (Swedish Road Administration) e a Volvo Trucks. As metas são menos veículos, menos emissões e alto nível de segurança no tráfego.
Batizado de \”Mais uma pilha\”, a meta é usar nova tecnologia para dar condições a dois caminhões de transporte de toras fazerem o mesmo trabalho que atualmente utiliza três veículos. Os resultados iniciais indicam que o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono serão reduzidas em cerca de 20% por tonelada-quilômetro. O teste deverá ter duração de três anos e fará a validação de resultados em operações práticas do dia-a-dia.
\”As combinações mais longas de veículos podem beneficiar tanto o meio ambiente como nossos clientes. A solução que estamos testando atualmente reduz consideravelmente o impacto climático e o consumo de combustível, sem comprometer em nada a segurança\”, diz Lars Mårtensson, diretor de assuntos ambientais da Volvo Trucks.
O caminhão de transporte de toras usado no projeto recebeu permissão especial da Swedish Road Administration para cobrir o trecho de 170 quilômetros entre Överkalix e a instalação da SCA em Munksund, em Norrbotten, no norte da Suécia. O caminhão foi construído para transportar uma carga líquida de 60 toneladas, ao invés do limite atual de 40 toneladas.