A Shacman, marca chinesa de caminhões também prevista para concorrer no mercado brasileiro de comerciais pesados de carga, pelas mãos da empresa Metro-Shacman, instalada em Tatuí/SP, acaba de receber em Recife/PE, o primeiro lote veículos, formado por 99 unidades preparadas para atender as normas de emissões Proconve P-7, em vigor no Brasil desde o dia 01 de janeiro deste ano. A opção pelo recebimento dos veículos no Porto Pernambuco faz parte da estratégia da empresa de ter o desembarque próximo ao local onde será instalada a fábrica de caminhões, no Estado.
Apesar de os produtos já estarem em solo brasileiro, desde o dia 02 de abril, as vendas só começarão a partir do momento em que a rede de concessionárias Shacman estiver com as negociações fechadas, informou João Comelli, diretor de produto da empresa. “Enquanto isso, iremos ter tempo para nacionalizar os caminhões”, acrescentou. O tempo estimado para começar a operação é de 45 dias a partir do desembarque. Ainda de acordo com Comelli, existem negociações com 17 cidades, para atingir uma meta de abrir 30 concessionárias ainda em 2012, mas não confirma os nomes dos municípios onde pretende instalar as revendas.
Fabricados pela Shaanxi Heavy Duty Automobile, os modelos da marca agregam tecnologia europeia e norte-americana. Para o mercado brasileiro estão previstas unidades com configuração 4X2 e 6X4, equipadas com eixos MAN com redução dos cubos e motorização de 385 e 420 cavalos de potência, tendo como base a plataforma de motores Cummins ISM de 11 litros, Common Rail. A caixa de transmissão é Eaton, de 12 velocidades, ou a Fast, de 16 velocidades, ambas com over drive.