Em 14 de abril de 1927, saia da linha de produção de Lundby em Gotemburgo, Suécia, o primeiro veículo Volvo produzido em série. Naquele dia, o modelo ÖV4 foi dirigido pelo gerente de vendas Hilmer Johansson. Neste ano, para comemorar o marca, o mesmo modelo passou pelos portões para celebrar o aniversário de 85 anos da empresa. Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo Car Corporation, e Olof Persson, presidente e CEO da Volvo Group, estavam na direção. \”É um carro fantástico, mas é fácil perceber o quanto as coisas mudaram nos últimos 85 anos\”, diz Jacoby.
Sem experiência na indústria automobilística, os fundadores da companhia (Assar Gabrielsson e Gustaf Larson) comercializaram 300 unidades do modelo no primeiro ano de existência da companhia. No ano seguinte, quando a empresa começou a fabricar caminhões e ônibus, o negócio começou a decolar. O primeiro caminhão da Volvo tinha motor a gasolina de 28hp. O modelo teve uma produção de 500 unidades.
De acordo com o Grupo, já nesta época, a empresa notou o potencial do mercado externo e apostou nas exportações de seus veículos. \”Nossas raízes ainda são muito importantes para nós. Cerca de 30 mil dos 120 mil funcionários do Grupo Volvo trabalham na Suécia, mas 95% de nossos produtos são vendidos fora do País\”, destaca Persson. Na Volvo Car Corporation, os números são parecidos. A empresa tem 14,5 mil empregados na Suécia de um total global de 21,5 mil. E mais de 80% do total de vendas da Volvo Car Corporation ocorre fora da Suécia.
Em 1965, a Volvo desponta com uma das maiores montadoras de caminhões da Europa, com a formação da Volvo Europa NV, com sede em Bruxelas, na Bélgica. .Na década de 80, a Volvo aposta na expansão de sua operações, passando a atuar em diversos países da Europa. Em 1980, iniciou a fabricação de caminhões no Brasil e, um ano depois, comprou a montadora norte-americana de caminhões White.
Atualmente, o Grupo Volvo é o segundo maior fabricante de caminhões pesados do mundo e a maior empresa da Suécia. Tem fábricas em 20 países e organizações de vendas em 190 nações.