O Programa Ramos na Estrada, criado em 2004 pela empresa Ramos Transportes, irá oferecer a partir da segunda quinzena de março exames gratuitos de colesterol, visão, diabetes e obesidade para cerca de 2 mil motoristas no Brasil. O evento também inclui a atualização de conhecimentos, orientações sobre os perigos da estrada, além de estimular os motoristas a cuidarem da própria saúde.
O programa começou na unidade de São Paulo e a partir de 2006 as 41 filiais da empresa aderiram ao projeto e passaram a participar ativamente. Segundo Eleonor Machado, gerente de Gestão de Pessoas Brasil da empresa, o Programa Ramos na Estrada é um canal de comunicação direto entre os motoristas e a empresa. \”Procuramos orientá-los sobre as possíveis armadilhas encontradas na estrada, além de conscientizá-los tecnicamente sobre os conhecimentos exigidos na profissão e os cuidados que devem ter com a saúde. A Ramos também oferece aos motoristas suporte e acompanhamento durante a exposição aos riscos biológicos, psíquicos e sociais\”, explica.
A gerente diz que a média anual de adesão ao programa é de aproximadamente duas mil pessoas. \”Conhecemos uma grande lista de dificuldades e riscos enfrentados na profissão de motorista. Muitos itens desta lista estão além da nossa capacidade de solução, mas há outros em que podemos ajudá-los e esta é a proposta do programa. Nós realizamos encontros com duração de uma hora, duas vezes por mês e naquele momento trabalhamos temas e ações de interesse da categoria\”, diz.
Os assuntos abordados este ano são diabetes, dislipedemia (distúrbio do metabolismo humano que altera e desregula as taxas de colesterol), sono, álcool e tabagismo, ergonomia, drogas, obesidade, direção defensiva, responsabilidade em acidentes, planejamento financeiro, redução de gastos com veículos, e outros.