Até agora, o PSI só financiava bens de capital e estímulo à inovação

O Ministério da Fazenda anunciou que o PSI (Programa de Sustentação do Investimento) – executado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) – poderá financiar projetos de infraestrutura logística.

Atualmente, o programa empresta recursos a juros baixos apenas para aquisição de bens de capital e estímulo à inovação. Com a mudança, o programa viabilizará projetos no âmbito do \”Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias\”.

Os recursos para essa nova modalidade de financiamento serão originários da parcela de R$ 15 bilhões de recursos próprios do sistema bancário, decorrentes da liberação do compulsório sobre depósitos à vista. O montante total do PSI 2013 continua previsto em R$ 100 bilhões.

\”A iniciativa reforça nosso cenário de crescimento dos investimentos em 2013, liderando a expansão da economia brasileira\”, afirmou Guido Mantega, ministro da Fazenda, em nota oficial.

O financiamento dos projetos de infraestrutura logística no PSI 2013 terá taxa de juros de 3% ao ano nas operações contratadas no primeiro semestre e de 3,5% ao ano no segundo semestre. O prazo de financiamento é de até 20 anos com carência de até 36 meses.

Do Brasil Econômico