De acordo com agências de notícias internacionais, a próxima edição do Rally Dakar poderá passar pela Argentina e Chile, entre os dias 3 e 18 de janeiro de 2009. O provável motivo é que um dia antes do início da edição 2008, em 4 de janeiro, os competidores receberam a notícia de que a prova seria cancelada por medidas de segurança. Segundo a organização do Dakar na época, grupos terroristas ligados ao Al Qaeda ameaçaram diretamente a prova.

Para o piloto da Equipe Petrobras Lubrax, Jean Azevedo, que participou de nove edições, seria ótimo a realização do evento na América do Sul, pois haveria a oportunidade da participação de mais brasileiros na competição. Além disso, segundo ele, o Deserto do Atacama é tão bom quanto o Saara, inclusive com dunas mais altas. Jean competiu em 2007 no Por Las Pampas Rally, na Argentina e no Chile, e treina constantemente no Atacama.

\”Conforme nossas previsões logo após o cancelamento do último Dakar a prova viria para o nosso continente, pois os terrenos aqui são bem propícios para a realização de uma competição como essa\”, acrescenta André Azevedo, também integrante da equipe brasileira e com 20 participações no Dakar.

No Rally Dakar Argentina Chile 2009, os competidores irão percorrer 9000 quilômetros, sendo 6000 de especiais (trechos cronometrados).  A prova teria início e término previsto em Buenos Aires, na capital da Argentina.