A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) irá participar de um encontro na sede da Ertico – entidade da União Européia especializada em Sistemas Inteligentes de Transporte e coordenadora do Projeto Simba -, em Bruxelas, na Bélgica, no dia 25 de fevereiro deste ano.

Na ocasião, Daniel Alves Zacarias, gerente do projeto na AEA, entidade responsável pelo Simba no Brasil, em parceria com a Ertico, irá apresentar as prioridades do País através de 50 projetos selecionados. Dentre eles consta o de administração de trânsito, apresentado pela Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) de São Paulo, que poderá ser desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Universidade de São Paulo (USP) e pela empresa italiana Altea. A expectativa é que, se aprovado, poderá ser implantado a partir de 2009.

O projeto Simba envolve a participação de órgãos governamentais, universidades, especialistas e empresas com larga experiência nos temas de administração integrada de trânsito, segurança rodoviária, melhor eficiência do transporte, como informação de trânsito em tempo real, informação imediata de acidentes e atendimento de emergência, além de segurança na infra-estrutura viária.