Para dar oportunidade aos futuros profissionais, integrar os funcionários entre os setores da empresa e atender a Lei de Cotas dos Aprendizes, a Ramos Transportes investe na inserção de jovens no mercado de trabalho. Há três meses a empresa desenvolveu o projeto \”Ramos Aprendiz\”, que visa contratar filhos dos colaboradores acima de 16 anos que estejam cursando ensino médio ou superior.

De acordo com Eleonor Machado, gerente de gestão de pessoal da Ramos Transportes, a idéia de trazer para estagiar na transportadora os filhos dos funcionários está centrada na relação de confiabilidade e segurança tanto dos pais quanto dos filhos, que iniciam no mercado de trabalho. \”Esperamos que esta contribuição à formação de novos profissionais seja um sucesso, não somente para a carreira destes jovens como também para o crescimento da empresa. Esse programa também auxilia a Ramos no cumprimento da Lei das Cotas de Aprendizes\”.

As vagas são anunciadas no mural da empresa e os pais encaminham os currículos dos filhos para participar de um processo seletivo. As únicas restrições são que o jovem não pode trabalhar no mesmo setor dos pais e só é permitido inserir no projeto uma pessoa por funcionário e não é extensivo a outros parentes como sobrinhos, por exemplo. A oportunidade engloba todas as filiais e áreas da empresa, principalmente o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) tanto para recepção, telefonia e atendimento ao cliente. De acordo com Eleonor, as áreas de Recursos Humanos, Financeiro e Cobrança já admitiram aprendizes.

A idéia do projeto surgiu dos próprios funcionários da Ramos. A gerente nacional do SAC, Maria dos Anjos Oliveira, apresentou a idéia ao departamento de Gestão de Pessoas Brasil e, juntamente com a presidência, abraçaram a idéia.

Existem duas formas para contratações dos aprendizes: em uma delas eles são contratados por uma lei específica e a outra pela contratação como estagiários, onde os contratos são feitos diretamente com as instituições de ensino. Para ambos os casos é disponibilizado o vale-transporte e o vale-alimentação para quem trabalha mais de 6 horas.

\”Os resultados desse programa já estão sendo notados, como a motivação dos pais, a permanência do funcionário na empresa, o que diminui a rotatividade, além da alegria e a motivação de gente jovem, cheia de energia e atualizada com as novidades acadêmicas\”, finaliza a gerente.