A Scania superou em outubro a marca de 50 mil veículos conectados no Brasil, resultado surpreendente para a empresa, pois essa marca era meta para ser atingida pela empresa somente no final de 2021. Serviços conectados é um sistema de gerenciamento para acompanha em tempo real várias funções do veículo e de sua condução.

O acompanhamento é feito pela internet (computador ou celular) e possibilita a análise de dados do veículo permitindo melhor operação do veículo, especialmente redução do consumo de combustível. Dos 50 mil Scania conectados, 48 mil são caminhões, dos quais 2.500 foram produzidos antes de 2016.

Conectividade Scania 03 scaled 1
Análise de dados permite redução custos com combustível, desgaste de pneus e manutenção. Acompanhamento do veículo pode ser feito por computador ou telefone celular   

“De acordo com o Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil, a percepção dos ganhos e o boca a boca da eficiência dos serviços têm alavancado a adesão dos transportadores à conectividade. Dos mais de 50 mil veículos ativos, 20 mil utilizam os pacotes Desempenho (o mais completo) e o Avaliação do Motorista. Ambos são pagos.

Atualmente, 95% dos caminhões novos da marca já são entregues com o serviço ativado. Apos bater a marca de 50 mil veículos conectados, dos quais 2.000 são ônibus, a meta da montadora agora é encerrar 2021 com 52 mil.

“Nossos pacotes de conectividade trazem como diferencial um exclusivo modelo de acompanhamento e avaliação de motoristas”, destacou Montanha. Segundo o executivo, trata-se de uma poderosa ferramenta para controlar e otimizar os hábitos de condução.

Marcelo Montanha diretor de Servicos da Scania no Brasil scaled 1
Conectividade é uma poderosa ferramenta para controlar e otimizar os hábitos de condução, afirma MArcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil

“Desta forma se obtém significativas reduções de custos, como combustível, desgaste de pneus e manutenção, itens consideráveis na vida útil do produto”, complementou, destacando que a novidade é o uso da conectividade para medir e aumentar a disponibilidade das frotas.

A frota mundial de veículos Scania com os serviços de conectividade ativados é de 500 mil veículos. Neste cenário, já se projeta a liderança do ranking pelo Brasil até o final de 2022. Para Montanha, essa expectativa se deve à velocidade do crescimento da adesão dos transportadores do País aos serviços conectados. A Scania começou a conectar veículos em janeiro de 2017.