Fatores como robustez, durabilidade e economia de combustível estão presentes não somente nos caminhões pesados IVECO como também em todos demais veículos produzidos pela empresa. Estamos nos referindo a desempenho e performance dos produtos, qualidades e diferenciais reconhecidos constantemente por clientes da marca. A isso se somam depoimentos e histórias envolvendo caminhões da marca com mais de 1 milhão de quilômetros rodados sem qualquer intervenção no motor.
A satisfação dos clientes IVECO tem sido relatada também quando o assunto é economia de combustível e se estende aos serviços pós-venda, sendo estes comprovados graças ao trabalho e dedicação prestados aos clientes da marca. Mas só isso não basta para a IVECO continuar prosseguindo em sua caminhada rumo ao merecido posto no ranking de vendas do competitivo mercado brasileiro de veículos comerciais.
Para continuar em direção ao crescimento desejado, a IVECO decidiu acelerar o passo nos últimos anos e mostrar sua real força como fabricante de veículos comerciais. Para isso deu início a um extenso programa de lançamentos de veículos com tecnologias de ponta, mais eficientes, econômicos, seguros e confortáveis. Tudo acompanhado de uma intensificação da oferta e prestação de serviços para motoristas de caminhão e frotistas, tendo sempre como foco a satisfação total do cliente.
Também compõe a estratégia de crescimento e imagem da marca a oferta de peças genuínas e peças do portifólio NEXPRO (itens indicados para caminhões já fora do prazo de garantia de fábrica), linha de embreagens remanufaturadas com padrão e desempenho original, e o festival de peças realizado entre julho e setembro de 2020, com descontos de até 40%.
Como resultado, neste ano de 2021 as vendas apresentaram aumento de 22% em relação à campanha de 2019. Também merece destaque a “campanha de atualização do produto” na qual já foram investidos R$ 12 milhões de reais, sem qualquer custo para o cliente manter a robustez e alta performance de 2.500 veículos Iveco usados.
As ações têm surtido efeitos positivos na percepção dos clientes e trazido de volta muitos que tinham deixado a marca, além de novos que estão chegando. Como resultado as vendas da marca em 2020 cresceram mais de 30% em relação a 2019, enquanto o mercado sofreu queda de 11%.
O crescimento prossegue avançando em 2021. No primeiro semestre a marca registrou alta de 90% no segmento de semipesados e de 107% na linha pesada. No mesmo período o mercado cresceu 50%, enquanto a marca registrou alta de 71%. O aumento das vendas exigiu a contratação de 800 trabalhadores temporários.
A versatilidade e durabilidade dos caminhões têm sido fatores decisivos para empresas de transporte optarem por caminhões IVECO. Um desses casos é o da transportadora Faccin, empresa que adquiriu um lote de 22 extrapesados Hi-Way. A escolha pela marca, conforme afirmou o diretor da empresa, Luiz Henrique Faccin, se deve ao ótimo Custo Total de Propriedade proporcionado pelos veículos IVECO para sua empresa.
Os resultados obtidos são frutos dos esforços das equipes de vendas para entender a demanda dos clientes de diferentes tipos de operação. É uma recompensa para a dedicação e o trabalho das equipes que atuam dentro e fora da fábrica, os quais têm sido decisivos para o crescimento de participação dos veículos Iveco em todos os seguimentos em que atua.
Um importante passo no planejamento estratégico de melhoria de produtos e serviços está no lançamento do Novo Iveco Daily, em 2019. Outro é o aprimoramento da linha pesada de caminhões, ao qual se inclui o eficiente sistema de telemetria. Para todas as ações a IVECO contou com o suporte de seu avançado Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP).
Inaugurado em 2008, dentro do complexo industrial de Sete Lagoas, é o único Centro de Engenharia da IVECO fora da Europa com tamanho porte e recursos. É o CDP responsável pelo desenvolvimento de veículos focados nas necessidades e diferenciais dos clientes, e também da implementação de inovações aplicadas aos produtos da marca tanto para o mercado brasileiro quanto aos destinados a outros países.
O CDP em Sete Lagoas conta com mais de 150 profissionais, entre engenheiros, projetistas e técnicos. A unidade conta também com uma pista de testes ao lado da fábrica, com 2,5km de extensão utilizada para o desenvolvimento de veículos.
O sucesso desta nova fase da IVECO se deve também à chegada de novos grupos para expandir a rede de atendimento ao cliente, com novas concessionárias e pontos assistenciais. Atualmente, apenas Rondônia não conta com cobertura da marca, mas o Estado já terá a primeira casa em funcionamento ainda este ano.
A jornada da IVECO em direção ao topo não tem ponto de parada, pois duas novidades já estão previstas para breve. Uma delas será o lançamento no Brasil do caminhão pesado a gás. A marca já domina esta tecnologia e produz caminhões movidos tanto a Gás Natural Comprimido (GNC) quanto a Gás Natural Liquefeito (GNL) na fábrica da Argentina. A outra, para o início de 2022, é a chegada ao mercado brasileiro de uma nova versão do Daily com motor já atendendo a legislação de emissões do Proconve, prevista para entrar em vigor somente no início de 2023.
Tanto o caminhão a gás quanto a Daily Euro 6 são parte do programa Brasil Natural Power da IVECO. Veículos elétricos da marca também serão introduzidos no Brasil em data ainda a ser definida.
Quem conhece a Iveco sabe que o portfólio atual, formado por veículos comerciais de 3,5 a mais de 70 toneladas de PBTC, passou a entregar tudo que o transportador espera de um fabricante de veículos comerciais. Não por acaso, os números de vendas e de clientes satisfeitos cresce a cada dia, tanto em relação ao desempenho, economia de combustível, performance e eficiência dos veículos, quanto ao nível de atendimento do pós-venda.
Outra ação envolvendo a montadora é a nova empresa formada pelas marcas Iveco envolvendo as marcas Iveco, Iveco Bus, Iveco Defence Vehicles, Magirus e FPT. “Trata-se de um passo importante para nossa operação da na América do Sul, que fortalecerá ainda mais o negócio e, tenho certeza que, junto com nosso time, continuaremos expandindo a participação da marca na região”, disse Querichelli. Para o comandante da Iveco na América do Sul, a montadora avança no planejamento para solidificar o bom momento de forma sustentável.