Fatores como robustez, durabilidade e economia de combustível estão presentes não somente nos caminhões pesados IVECO como também em todos demais veículos produzidos pela empresa. Estamos nos referindo a desempenho e performance dos produtos, qualidades e diferenciais reconhecidos constantemente por clientes da marca. A isso se somam depoimentos e histórias envolvendo caminhões da marca com mais de 1 milhão de quilômetros rodados sem qualquer intervenção no motor.

A satisfação dos clientes IVECO tem sido relatada também quando o assunto é economia de combustível e se estende aos serviços pós-venda, sendo estes comprovados graças ao trabalho e dedicação prestados aos clientes da marca. Mas só isso não basta para a IVECO continuar prosseguindo em sua caminhada rumo ao merecido posto no ranking de vendas do competitivo mercado brasileiro de veículos comerciais.

Para continuar em direção ao crescimento desejado, a IVECO decidiu acelerar o passo nos últimos anos e mostrar sua real força como fabricante de veículos comerciais. Para isso deu início a um extenso programa de lançamentos de veículos com tecnologias de ponta, mais eficientes, econômicos, seguros e confortáveis. Tudo acompanhado de uma intensificação da oferta e prestação de serviços para motoristas de caminhão e frotistas, tendo sempre como foco a satisfação total do cliente.

Também compõe a estratégia de crescimento e imagem da marca a oferta de peças genuínas e peças do portifólio NEXPRO (itens indicados para caminhões já fora do prazo de garantia de fábrica), linha de embreagens remanufaturadas com padrão e desempenho original, e o festival de peças realizado entre julho e setembro de 2020, com descontos de até 40%.

PV 20201027 0076 1
Rede concessionários em todo o território nacional e maior oferta de serviços, campanhas de peças e de atualização de produtos têm contribuído para uma aproximação maior entre  Iveco e clientes

Como resultado, neste ano de 2021 as vendas apresentaram aumento de 22% em relação à campanha de 2019. Também merece destaque a “campanha de atualização do produto” na qual já foram investidos R$ 12 milhões de reais, sem qualquer custo para o cliente manter a robustez e alta performance de 2.500 veículos Iveco usados.

As ações têm surtido efeitos positivos na percepção dos clientes e trazido de volta muitos que tinham deixado a marca, além de novos que estão chegando. Como resultado as vendas da marca em 2020 cresceram mais de 30% em relação a 2019, enquanto o mercado sofreu queda de 11%.

O crescimento prossegue avançando em 2021. No primeiro semestre a marca registrou alta de 90% no segmento de semipesados e de 107% na linha pesada. No mesmo período o mercado cresceu 50%, enquanto a marca registrou alta de 71%. O aumento das vendas exigiu a contratação de 800 trabalhadores temporários.

A versatilidade e durabilidade dos caminhões têm sido fatores decisivos para empresas de transporte optarem por caminhões IVECO. Um desses casos é o da transportadora Faccin, empresa que adquiriu um lote de 22 extrapesados Hi-Way. A escolha pela marca, conforme afirmou o diretor da empresa, Luiz Henrique Faccin, se deve ao ótimo Custo Total de Propriedade proporcionado pelos veículos IVECO para sua empresa.

Hi Way 4 scaled 1
Crescimento das vendas dos caminhões pesados Iveco, das linhas Hi-Road e Hi-Way, se deve à tecnologia, robustez, durabilidade e economia de combustível

Os resultados obtidos são frutos dos esforços das equipes de vendas para entender a demanda dos clientes de diferentes tipos de operação. É uma recompensa para a dedicação e o trabalho das equipes que atuam dentro e fora da fábrica, os quais têm sido decisivos para o crescimento de participação dos veículos Iveco em todos os seguimentos em que atua.

IVECO NEW DAILY VAN 04 scaled 1
Nova família Daily que faz sucesso no Brasil traz design e pacote tecnológico dos modelos que rodam atualmente na Europa

Um importante passo no planejamento estratégico de melhoria de produtos e serviços está no lançamento do Novo Iveco Daily, em 2019. Outro é o aprimoramento da linha pesada de caminhões, ao qual se inclui o eficiente sistema de telemetria. Para todas as ações a IVECO contou com o suporte de seu avançado Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP).

Inaugurado em 2008, dentro do complexo industrial de Sete Lagoas, é o único Centro de Engenharia da IVECO fora da Europa com tamanho porte e recursos. É o CDP responsável pelo desenvolvimento de veículos focados nas necessidades e diferenciais dos clientes, e também da implementação de inovações aplicadas aos produtos da marca tanto para o mercado brasileiro quanto aos destinados a outros países.

O CDP em Sete Lagoas conta com mais de 150 profissionais, entre engenheiros, projetistas e técnicos. A unidade conta também com uma pista de testes ao lado da fábrica, com 2,5km de extensão utilizada para o desenvolvimento de veículos.

Complexo Industrial da IVECO Sete Lagoas MG Abril2021
Pista de testes com 2,5 km de extensão, ao lado da fábrica em Sete Lagoas/MG, é estratégica para o desenvolvimento de veículos Iveco

O sucesso desta nova fase da IVECO se deve também à chegada de novos grupos para expandir a rede de atendimento ao cliente, com novas concessionárias e pontos assistenciais. Atualmente, apenas Rondônia não conta com cobertura da marca, mas o Estado já terá a primeira casa em funcionamento ainda este ano.

A jornada da IVECO em direção ao topo não tem ponto de parada, pois duas novidades já estão previstas para breve. Uma delas será o lançamento no Brasil do caminhão pesado a gás. A marca já domina esta tecnologia e produz caminhões movidos tanto a Gás Natural Comprimido (GNC) quanto a Gás Natural Liquefeito (GNL) na fábrica da Argentina. A outra, para o início de 2022, é a chegada ao mercado brasileiro de uma nova versão do Daily com motor já atendendo a legislação de emissões do Proconve, prevista para entrar em vigor somente no início de 2023.

Tanto o caminhão a gás quanto a Daily Euro 6 são parte do programa Brasil Natural Power da IVECO. Veículos elétricos da marca também serão introduzidos no Brasil em data ainda a ser definida.

100stralis NP a gas 1
Realidade nas rodovias da Argentina e Chile, o caminhão Iveco movido a gás está previsto para chegar em breve ao mercado brasileiro

Quem conhece a Iveco sabe que o portfólio atual, formado por veículos comerciais de 3,5 a mais de 70 toneladas de PBTC, passou a entregar tudo que o transportador espera de um fabricante de veículos comerciais. Não por acaso, os números de vendas e de clientes satisfeitos cresce a cada dia, tanto em relação ao desempenho, economia de combustível, performance e eficiência dos veículos, quanto ao nível de atendimento do pós-venda.

Outra ação envolvendo a montadora é a nova empresa formada pelas marcas Iveco envolvendo as marcas Iveco, Iveco Bus, Iveco Defence Vehicles, Magirus e FPT. “Trata-se de um passo importante para nossa operação da na América do Sul, que fortalecerá ainda mais o negócio e, tenho certeza que, junto com nosso time, continuaremos expandindo a participação da marca na região”, disse Querichelli. Para o comandante da Iveco na América do Sul, a montadora avança no planejamento para solidificar o bom momento de forma sustentável.

Marcio Querichelli credito Bruno Gonzaga scaled 1
Ampliar a participação marca no segmento de transportes por meio do desenvolvimento de produtos e serviços e na ampliação da rede de concessionárias, com foco total no cliente, é a rota a ser seguida pela Iveco, destacou o presidente da Iveco na América do Sul, Márcio Querichelli