Meta é atender quem tem dificuldade em conciliar trabalho e estudo

Nesta segunda-feira (30/09), o Sest-Senat lançou seu portal de Educação a Distância (Ead). De acordo com a instituição, o objetivo é atender à demanda de trabalhadores do setor que tem horários irregulares, dificuldades para conciliar trabalho e estudo ou não conseguem participar regularmente de aulas presenciais.

Atualmente, duas modalidades são oferecidas: cursos de formação inicial e continuada – de rápida duração e voltados à capacitação ou atualização– e cursos técnicos direcionados à formação de nível médio para rápida integração do aluno ao mercado.

Os cursos de formação inicial e continuada são acompanhados por tutores especializados ou com metodologias auto instrucionais. No primeiro caso, os cursos são pagos e estão organizados pela série de logística, gestão ou idiomas. Os transportadores podem estudar, por exemplo, Português; Gestão do Transporte e da Frota; Gestão de Estoques e Armazenagem; Custo e Nível de Serviços; Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas e Gestão de Marketing.

Os cursos com tutoria (ou seja, acompanhados por professor) são pré-agendados e estão condicionados à formação da turma. Em caso de não abertura do curso, o aluno pode aguardar formação de turma no mês subsequente ou solicitar reembolso.

Já na lista de cursos auto instrucionais (onde não há o acompanhamento direto de um professor e o aluno segue seu próprio ritmo de aprendizagem), estão disponíveis: Atendimento Eficaz, Transporte para Todos, DST/Aids – da prevenção ao tratamento; Noções de Meio Ambiente e Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esses cursos são gratuitos e o início é imediato.

Em relação à formação técnica de nível médio, dois cursos são oferecidos: Técnico em Logística e Técnico em Transporte Rodoviário. A duração é de 18 meses e o site divulga todas as orientações e unidades do Sest Senat em que os cursos estão disponíveis.

Para acessar a nova plataforma de educação a distância basta acessar http://ead.sestsenat.org.br/