Para garantir uma viagem segura neste Carnaval, a Shell orienta que o motorista deve checar vários itens do veículo antes de seguir seu destino. As estatísticas de acidentes nas estradas brasileiras cresceram em 2007, pois de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ocorreram cerca de 123 mil acidentes, número 9,04% superior a 2006. Entre as causas mais comuns de acidentes estão o descuido e a negligencia na manutenção do veículo.

Antes de viagens longas, é aconselhável providenciar a manutenção do sistema de alimentação de combustível, como a limpeza do carburador ou bicos injetores para o caso de injeção eletrônica, além da regulagem do motor. O motorista não pode esquecer de observar o período de troca de óleo recomendado pelo fabricante. Neste caso, a Shell possui o Teste de Vitalidade do Óleo (TVO), que é realizado por um equipamento portátil e de fácil manuseio que fornece um diagnóstico sobre a condição do lubrificante.

Além desses itens, é necessário verificar o filtro de combustível e filtro de ar e seus períodos de troca, os pneus devem estar em boas condições e com a pressão adequada, deve se examinar as pastilhas de freios, lonas e nível de fluído, checar o funcionamento do freio de mão, a direção deve estar alinhada, as rodas balanceadas e o amortecedor em bom estado.  Seve verificar se a borracha dos limpadores de parabrisa está gasta ou ressecada, se o motor dos limpadores funciona, se há água no reservatório e se o esguicho está desentupido e direcionado corretamente. No caso da bateria e radiador, os níveis de água devem ser checados, deve se verificar o funcionamento dos faróis, lanternas, luzes traseiras, luz de freio, pisca-pisca, pisca-alerta, se não há lâmpadas queimadas e se os faróis estão regulados.