Prefeitura de São Paulo prepara a inspeção veicular na frota ciclo Otto, mas afirma que os veículos a diesel serão inspecionados ainda em 2008
O prefeito de São Paulo – Gilberto Kassab – assinou em 2007 um protocolo de intenções para averiguar as emissões de poluentes das frotas de veículos ciclo Otto (gasolina, álcool e GNV) e diesel da capital paulista. O objetivo é reduzir os níveis de poluição e melhorar a qualidade de vida dos paulistanos, e realizar a inspeção – ainda em 2008 – em todos os veículos da cidade. Entretanto, por falta de tempo para preparar os centros de análise, inicialmente a partir de maio deste ano serão inspecionados os veículos movidos a diesel considerados mais poluentes.
Volf Steinbaum, Assessor Técnico da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do município, explica que para fotografar os veículos diesel mais poluentes foi instalado, em diversas regiões da cidade, um sensor remoto móvel equipado com raio laser. \”Esse grupo de proprietários de veículos mais poluidores em breve será convocado a comparecer no centro de inspeção para corrigir o excesso de emissões\”. Steinbaum destacou que o dono do veículo deverá agendar uma data e local por meio de um \’call-center\’ ou pela internet, e pagar uma taxa de R$ 52,89, que deverá ser restituída ao contribuinte, posteriormente. Em seguida, deverá submeter o caminhão à inspeção de ruídos – para efeito estatístico -, e à emissão de gases, e análise da bomba injetora e se há catalisador presente no sistema. Além disso, só será possível licenciar o veículo após a inspeção.
O assessor argumentou que a Controlar, por meio de licitação, será responsável pela construção de quatro centros de averiguação até maio desse ano e pela execução do trabalho. O motivo é que essa empresa apresenta uma co-participação na TÜV européia, órgão que já realizou milhões de inspeções nesse continente e, portanto, possui experiência para realizar o serviço. Além desse fato, de acordo com ele, cada centro terá até seis linha de análise e o sistema é organizado em São Paulo para cada inspeção durar cinco minutos na linha ciclo Otto e sete minutos na diesel. \”Quem não passar, terá 30 dias para colocar o veículo em ordem e deverá voltar à inspeção sem pagar outra taxa\”, conclui. Os veículos da linha Otto, segundo o assessor, serão convocados a partir de julho deste ano e, em 2009, toda a frota circulante.
Na avaliação de Antonio Gaspar de Oliveira, diretor técnico do SINDIREPA-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), no momento não há condições de avaliar toda frota paulistana estimada em 5,8 milhões de veículos e por isso optou-se por realizar na diesel, que é de cerca de 10% desse montante. \”O interessante é que além de melhorar o ar, o setor automotivo irá ganhar com a venda das peças, e o setor de reparação, por meio da realização do serviço\”. Gaspar salienta que quando é obrigatório o sistema funciona, e no caso do diesel, a multa ambiental é de R$ 850,00 e dobra o valor em caso de reincidência.
Por Magno Pereira