O SIMEA 2008 – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, organizado pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, apresentou nos dias 17 e 18 de setembro, no Centro de Convenções Milenium, a primeira premiação de palestras técnicas. A comissão julgadora avaliou os 30 quadros expostos até chegar ao contemplado. A entrega dos prêmios acontece na próxima quarta-feira, 15 de outubro, no mesmo local do simpósio.

O trabalho vencedor foi \”Materiais magnéticos para a indústria automobilística\”, de autoria de Fernando J. G. Landgraf, da USP. Em seu estudo, Landgraf mostra a importância desses componentes, tais como os aços elétricos e os ímãs, nos veículos automotores e enfatiza a presença deles nos comandos responsáveis pelo funcionamento do motor de partida, nos alternadores, motores de limpadores de pára-brisas, sistemas levantadores de vidros, bombas de gasolina, sensores de velocidade, entre outros.

Além dessa, cinco outras apresentações foram prestigiadas por meio de menção honrosa, como \”Metodologia para determinação de parâmetros para elaboração de inventários de emissão de automóveis\” (Elisete Gomides Dutra, da Fundação Estadual do Meio ambiente), \”Análise espectral de sinais eletromagnéticos na banda VHF-FM aplicada a veículos\” (Kenedy Marconi Geraldo dos Santos, da FIAT), \”Metodologia de projeto aplicada ao desenvolvimento de novo conceito de motorização da cadeira de rodas\” (Arley de Barros Lombardi Junior, da UNICAMP), \”Novo sistema de controle de componentes para motocicletas Flex-Fuel\” (Orlando Volpato Filho, da DELPHI) e \”Metodologia para avaliação de combustíveis quanto a formação de depósitos em válvulas de admissão de motores do Ciclo OTTO\”, de autoria de Eurico da Silva Mello Neto, da  PETROBRAS / CENPES.