A primeira edição do TranspoQuip Latin America, exposição de infra-estrutura de transportes, realizada entre 9 a 11 de setembro, em São Paulo, registrou 78 palestras e painéis, com a presença de várias autoridades do setor, como o Secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato, e do Secretário Adjunto da Secretaria Especial de Portos, José Di Bella.

Uma das principais pautas do congresso foi o TAV (Trem de Alta Velocidade), que ligará as cidades São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Em sua palestra, Marcelo Perrupato, disse que o governo deverá concluir entre os meses de outubro e novembro deste ano a modelagem econômico-financeira do projeto. O leilão, segundo o secretário, está previsto para março de 2009 e o início das obras para o janeiro ou fevereiro de 2010. A expectativa é que o TAV seja totalmente concluído antes da Copa de 2014.

O Secretário Adjunto da Secretaria Especial de Portos, José Di Bella, informou que o edital de licitação de dragagem dos portos de Santos (SP), Recife (PE) e Rio Grande (RS) deverá ser publicado em outubro. Além disso, ele reiterou que a minuta do decreto que trata de portos privativos já está pronta, esperando apenas a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O decreto possibilitará a apresentação de projetos de portos por qualquer empresário, desde que se faça licitação pública. O documento fixará ainda um prazo de 180 dias para que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) defina um plano estratégico de novos portos privativos no País.

Exposição

A exposição, que teve 160 expositores, recebeu a visita de quase 3000 pessoas. Cerca de 40% dos expositores eram da área de segurança; 40% do segmento de tecnologia; e 20% de fornecedores de produtos ou serviços para o setor operacional. Segundo a Real Alliance, organizadora do evento, a exposições contou com empresas de 12 países como os Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Austrália, Alemanha, Croácia, China, Suécia, Espanha, Canadá e França.

A 2ª edição do TranspoQuip está confirmada para os dias 17, 18 e 19 de novembro de 2009, também em São Paulo. O foco será soluções para Portos, aeroportos e Estações de Metrô.