A crise econômica internacional e a redução da demanda de petróleo nos Estados Unidos resultaram em quedas no preço do barril. Alguns analistas previam um valor de US$ 200 por barril em 2009, mas desde setembro a cotação já despencou para cerca de U$ 50 e a demanda norte-americana está cerca de 10% menor em relação ao ano passado. Por esse motivo, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná (Setcepar), Fernando Klein Nunes, questiona que nada foi feito ainda em relação ao preço da gasolina e do óleo diesel no Brasil.
Segundo ele, os gastos com óleo diesel representam até 40% do custo do frete. \”A crise está causando impactos negativos para nosso segmento. Esperamos que o governo tenha bom-senso e reduza sensivelmente o preço dos combustíveis de uma forma justa o quanto antes para que, pelo menos nesta questão, nossas perdas devido à crise sejam menores\”, esclarece. \”É incompreensível por parte da sociedade que continuemos pagando o mesmo pela gasolina e pelo diesel, se o custo do petróleo caiu à metade\”.
Nunes reforça que os transportadores enfrentam custos crescentes dos pedágios, além de uma cadeia de impostos alta. \”Nossa preocupação é que, com todos esses gastos, além do impacto da crise no setor, as pressões sobre os transportadores acabem sendo refletidas nos produtos que chegam ao consumidor final\”, finaliza.