Lançado em 2004, o sistema da Valeo, que desliga o motor quando o carro pára e volta a fazê-lo funcionar quando o motorista libera o pedal de freio, foi o vencedor deste ano do Prêmio Inovação Automechanika, na categoria produto, com o StARS.  Ele é formado pelo motor de partida e alternador e funciona por intermédio de gerenciamento eletrônico.

O sistema é composto de um alternador reversível, com potência de 2 kW, para o suprimento das funções de motor de arranque e alternador (para fornecimento da energia à rede elétrica do veículo). Uma central eletrônica realiza a gestão completa do alternador e executa a sua ligação com o calculador do motor e a caixa de comando inteligente. Completam o sistema a bateria, a correia e um esticador. O \”Start & Stop\”, como também é chamado, permite ao motorista a opção de funcionamento convencional, mediante o acionamento de um botão de comando, instalado no centro do painel de instrumentos.

No evento de Frankfurt, na Alemanha, o StARS garantiu o prêmio pelos atributos do sistema, que no trânsito congestionado dos centros urbanos, pode diminuir em até 19% o consumo de combustível e, como conseqüência, as emissões de CO2. Outras vantagens do sistema são a redução do nível de ruído e o maior padrão de conforto e segurança para os usuários.

Um júri formado por sete especialistas do setor automotivo selecionou os vencedores do Prêmio Automechanika, entre 150 produtos concorrentes e foi dividido em sete categorias que envolvem benefícios de serviços prestados aos consumidores. Com esse reconhecimento, o StARS constitui-se num dos sistemas mais premiados do setor automotivo, desde que foi lançado, em 2004, inicialmente no automóvel Citroën C3.