Há dois meses da inauguração da Linha Verde, em Curitiba/PR, a Scania lançou em 23 de setembro um ônibus com chassis 8X2 articulado, desenvolvido especialmente para operar no novo corredor da capital paranaense. Ao todo, serão seis ônibus Scania com capacidade para acomodar até 186 passageiros. A empresa comenta que a cidade de Curitiba é considerada modelo em soluções para o transporte urbano, com pistas exclusivas para a circulação de ônibus e plataformas de embarque especiais. A Linha Verde poderá comportar um tráfego de 100 mil veículos por dia e sua primeira etapa, com 9,4 quilômetros de extensão, cortará dez bairros da capital.

A viabilização do ônibus 8X2 começou no final do ano passado, quando a URBS (Urbanização de Curitiba), empresa gestora do transporte urbano da cidade, solicitou para a Scania um projeto de ônibus articulado, com maior capacidade de passageiros para atender a Linha Verde.

\”O início do nosso trabalho tomou como base o ônibus articulado 6X2 da Scania. A operação foi complexa, porque acrescentamos um quarto eixo ao chassi. Com essa modificação, foi possível atender o aumento da capacidade de carga do ônibus, mas sempre mantendo as condições de segurança que um veículo dessa natureza requer\”, afirma Wilson Pereira, gerente executivo de negócios de vendas de ônibus da Scania.

O chassis 8X2 articulado da Scania mede 16,70 metros. Depois de encarroçado, o ônibus pode chegar a 20,30 metros de comprimento. A capacidade máxima do veículo é de 34.500 kg, distribuídos da seguinte maneira: 7.500 kg no eixo dianteiro, 9.500 kg no eixo de apoio intermediário e 17.500 kg nos eixos traseiros. No chassis 6X2 articulado, o peso máximo admissível é de 25.000 kg.

O alongamento do chassi também exigiu outras modificações técnicas, como a instalação de mais um par de freios e um radiador adicional na caixa de câmbio. O motor é um DC9 21 de 310 hp de potência, equipado com turbo e intercooler.