A fabricante de rolamentos automotivos SKF vai entrar no segmento de veículos pesados no próximo ano. Com investimentos de R$ 9,2 milhões, a companhia abrirá uma linha de produção em sua fábrica de Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, destinada a equipamentos para caminhões e ônibus. “Abastecíamos o mercado brasileiro com peças importadas da Alemanha, França, Polônia e Índia. Agora, há a possibilidade de exportarmos para a China esse tipo de rolamento a partir do Brasil”, disse o diretor de vendas automotivas da SKF do Brasil, Murilo Fonseca.

A nova linha de produção terá capacidade instalada de 1,8 milhão de rolamentos por ano e, pelas estimativas da empresa, em 2013 serão produzidos 60% desse volume. “Em 2014, chegaremos a 80% de utilização da capacidade instalada. Isso somente com a demanda do mercado brasileiro. A partir dai, podemos já pensar na expansão dessa linha”, disse Fonseca. O executivo explicou ainda que a fábrica está construída em uma área de 80 mil metros quadrados mas, já está preparada para uma eventual expansão da produção. “Acredito que vamos chegar aos 60% da capacidade bem antes do planejado.”

O mercado de caminhões e ônibus no Brasil sofreu uma grande queda nas vendas este ano em função da introdução da nova legislação de emissões, a Euro V. Este ano, as montadoras deverão vender cerca de 140 mil unidades de caminhões e outros 20 mil ônibus. Em 2011, o mercado acumulou vendas de 170 mil caminhões e 30 mil ônibus, o melhor ano desde o início da produção de veículos comerciais no país.

Apesar do mercado ruim este ano, em 2013 haverá uma retomada com as vendas girando em torno de 160 mil caminhões. “Temos que nos preparar para atender a demanda das montadoras locais. Isso mostra a aposta do Grupo no país. Para se ter uma ideia, nos últimos três anos, a SKF investiu R$ 30 milhões na linha de rolamentos automotivos no Brasil”, afirmou o executivo.

Do Brasil Econômico