Uma das metas da empresa é fabricar produtos para caminhões
O conglomerado japonês Sumitomo, já presente no Brasil nas indústrias de siderurgia e de mineração, entra agora na disputa com os grandes produtores de pneus – primeiro no mercado de reposição, onde quer ter participação de 10% em dois anos, e depois disso no fornecimento a montadoras.
Sua fábrica em Fazenda Rio Grande, em Curitiba/PR, tem inauguração oficial marcada para o dia 3 de outubro, após investimentos de R$ 560 milhões realizados pela Sumitomo Rubber Industries, a empresa do conglomerado responsável pela fabricação de pneus. Mas desde o início deste mês a unidade está produzindo a um ritmo de aproximadamente 2 mil pneus por dia, entre linhas para carros de passeio, caminhonetes e vans da marca Dunlop.
No momento, o foco da empresa está em compor estoques e distribuir esses primeiros volumes no varejo, um trabalho que envolve o desenvolvimento, até o fim do ano, de uma rede de 50 lojas padronizadas com a identificação da marca Dunlop nas fachadas.
Já para o futuro, os planos incluem a produção de pneus de caminhões, a importação, a partir do ano que vem, de pneus para motos de alta cilindrada e a entrada no mercado de produtos originais – ou seja, o fornecimento direto a fabricantes de carros, que consomem mais de 20 milhões de pneumáticos por ano no Brasil.
Os testes dos pneus de passeio da Dunlop já foram iniciados para quatro montadoras, mas a empresa não revela nomes. \”Algumas estão em desenvolvimento. Outras já têm o produto definido e sabemos que podemos fornecer a elas a partir de 2015\”, afirma Renato Baroli, gerente de vendas no Brasil da Sumitomo Rubber. Segundo ele, um carro brasileiro foi, inclusive, colocado para rodar com pneus da Dunlop numa pista de testes em Okayama que reproduz diversas condições de estradas.
Gradualmente, o ritmo de produção na nova fábrica da Sumitomo no Paraná vai subir nos próximos dois anos até alcançar a capacidade plena de 15 mil pneus por dia. Sem considerar possíveis jornadas extras de trabalho, isso equivale a cerca de 4 milhões de unidades por ano, o que dá fôlego para a companhia alcançar sua meta de atingir 10% do mercado de reposição. Hoje, esse mercado gira ao redor de 30 milhões de pneus por ano.
Do Valor Econômico