A T-Systems, provedora de Tecnologia da Informação e Comunicações da Europa e subsidiária do Grupo Deutsche Telekom, é a responsável pelo projeto de expansão e manutenção do Sistema de Gerenciamento do Body Storage Horizontal da Ford do Brasil. O projeto acrescentou algumas funções que facilitam a tarefa dos operadores da logística para o controle do consumo das peças críticas e para um melhor seqüenciamento de cabinas e caçambas.

Outras melhorias contribuíram para que o sistema ficasse mais aderente às normas de TI da Ford. A nova versão do software permitiu criar um novo mecanismo para o DRP (Disaster Recovery Plan), que assegurará a continuidade das operações, mesmo se ocorrer uma falha crítica.

Para Ricardo Moraes,  Supervisor de Operações de TI da Ford Brasil, a atualização sistema de gerenciamento do Body Storage Horizontal se fez necessária, na planta de São Bernardo do Campo, para aumentar sua capacidade de armazenamento, e garantir maior flexibilidade de seleção de cabinas a serem enviadas à montagem final. Além disso, algumas linhas do Body Storage foram parametrizadas para receber tanto cabinas quanto caçambas. Além disso, a linha de montagem implantou melhorias na programação de veículos, com base no indicador BTD (Build to Date), para produzir rigorosamente de acordo com o programado.

– Funcionamento

O Body Storage Horizontal é um armazém de cabinas e caçambas pintadas de caminhões e picapes, localizado entre as células de Pintura e a Montagem Final de caminhões. O Sistema Gerenciador do Body Storage atua integrado ao PLC (Programmable Logic Controller) de controle do armazém, recebendo e armazenando as cabines e caçambas provenientes da Pintura, realizando movimentações internas e enviando-as para a Montagem Final.

O Gerenciador do BSH comunica-se com os sistemas corporativos de controle de produção: PVS e RE da Ford, recebendo as informações das cabinas e caçambas e a seqüência planejada de montagem. Por meio da administração de consumo das peças críticas e outras restrições de produção, o Gerenciador do Body Storage fornece todas as ordens de movimentação interna no armazém.