A TMD Friction do Brasil, que produz pastilhas e lonas de freios com a marca Cobreq, iniciou as exportações de pastilhas para o Fiat Punto italiano e para os caminhões GMC da General Motors norte-americana. A empresa destaca que também aumentou sua participação no mercado de reposição europeu de lonas para veículos pesados.
Para o Punto italiano com motor de menor cilindrada, a empresa fornece 100% das pastilhas dianteiras, cerca de 300.000 peças mensais, enquanto as lonas dos freios traseiros são produzidas pela TMD espanhola. Esta pastilha faz parte do único projeto conjunto de um veículo já realizado pela Fiat e GM (Opel), pois o Punto e o Corsa europeus têm a mesma plataforma, sendo que a TMD alemã fornece a pastilha dianteira para o Corsa da Opel.
Já a pastilha desenvolvida pela TMD para os GMC americanos, cerca de 220.000 peças mensais, é constituída por materiais de altíssima performance e são próprias para frenagens repetidas num caminhão de 80 toneladas, na descida de serra, por exemplo. Nesta condição, as pastilhas trabalham em temperaturas superiores a mil graus Celsius. Ressalte-se que no mercado norte-americano de reposição, a TMD Friction do Brasil já coloca suas lonas de freio em veículos pesados, desde a década de 90.
Para a produção atender este salto nas exportações de pastilhas e lonas de freio, a empresa investiu 18 milhões de euros numa segunda planta, a qual já se encontra em fase de expansão e onde serão aplicados outros 2,5 milhões de euros para aumentar sua capacidade e adequar tecnologicamente a produção.