Alguns sinais indicam a hora certa de trocar os pneus. O Gerente Filial do Truck Center Ribeirão Preto da DPaschoal, Joaldo Santos, explica que os pneus possuem indicadores de desgaste identificados com as letras TWI ou com o desenho de um triângulo.

“Quando a profundidade de sulco atinge o limite máximo permitido por lei, de 1,6 milímetro, faixas transversais tornam-se visíveis indicando que os pneus devem ser removidos de serviços para recapagem, sem comprometer a segurança”, afirma.

Santos explica ainda que de acordo com o estado de conservação da carcaça, o pneu pode ser reformado mais de uma vez, e que em alguns segmentos é possível recapá-lo duas ou três vezes.

“Ao retirar os pneus no momento certo, você garante a segurança própria, de terceiros e da carga, e preserva a carcaça para obtenção de uma boa recapagem e, consequentemente, a redução nos custos por quilômetros rodados (CPK)”, alerta.

De acordo com a severidade do tipo de serviço, é recomendável que o pneu seja retirado com uma profundidade maior, de 4 a 6 milímetros.

Veja 4 sinais que alertam sobre a troca de pneus

2Envelhecimento dos pneus

A partir da data de fabricação, os pneus possuem validade de cinco anos. Para verificar a data em que o pneu foi feito, procure na lateral, quatro números que, normalmente, ficam perto da palavra “DOT”. Os dois primeiros dígitos são a semana de fabricação e os dois últimos, o ano. Por exemplo: Y1RT OAEW2618 – fabricado na (26) vigésima sexta semana, (18) no ano de 2018. Os pneus fabricados há mais de cinco anos requerem verificação periódica pelo condutor. Ao identificar sinais de rachaduras, ressecamentos ou bolhas, o pneu deve ser removido de serviço imediatamente.