Embalada pelo crescimento alcançado pela sua linha de caminhões semipesados em 2019 (com crescimento de 29% sobre o ano anterior), a Volvo apresenta ao mercado o VM City, uma versão direcionada para os segmentos de distribuição urbana e regional.

Para a linha pesada, a novidade da montadora é o FH 460 que passou a ter como item de série as configurações 4×2 e 6×2, ambas com entre-eixos de 3.500mm como padrão e defletores laterais de ar. As duas versões são da linha 2021 Volvo 2021 e tem como foco economia e segurança.

A nova versão do VM é equipada com motor de 270cv, caixa de transmissão de seis velocidades, eixo traseiro de dupla velocidade e cabine curta.  O diretor comercial da Volvo, Alcides Cavalcanti, explica que o VM City foi projetado para atender operações no chamado de tiro curto, dentro de cidades ou na distribuição regional.

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Alcides Cavalcanti destaca que o lançamento do VM City e das novas versões do FH 460 4×2 e 6×2 se somam ao sucesso do FH 540 6×4, líder de vendas nos últimos anos no mercado brasileiro

E nestas aplicações em que o motorista retorna para casa não precisa repousar na cabine, a Volvo disponibiliza um novo modelo VM que atende a várias aplicações . O gerente de engenharia de vendas de caminhões companhia, Jeseniel Valério, cita como exemplos os pequenos comércios ou mercados, lojas de materiais de construção, distribuição de alimentos e muitos outros.

”O VM City pode ser usado também como veículo de apoio em empresas que fazem “leva e traz” de artigos variados. É um caminhão pensado nos transportadores que precisam versatilidade para vários tipos de carga”, completa Valério, lembrando que nessa versão o ar condicionado é opcional.

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O VM City é direcionado a aplicações em pequenos comércios ou mercados, lojas de materiais de construção, distribuição de alimentos. Aplicações de curtas distâncias, que o motorista dorme em casa, diz Jeseniel Valério

NOVO FH 460

Em relação ao FH 460, quem destaca as novidades é o gerente comercial de caminhões da Volvo, Clóvis Lopes, ao comentar que a combinação do entre-eixos de 3.500mm com os defletores laterais de ar pode proporcionar redução de consumo de até 2% dependendo da operação. O modelo é disponibilizado nas configurações de eixo 4×2 e 6×2.

Lopes lembra que a linha FH já havia conquistado de 10% economia de combustpível com a introdução da tecnologia de aceleração inteligente na linha 2020. Ele destaca também que as opções de entre-eixos de 3.200mm e 3.600mm continuam disponíveis para o FH 460 6×2. Porém, nesse caso, o defletor lateral de ar é considerado um item opcional.

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A combinação do entre-eixos de 3.500mm com os defletores laterais pode proporcionar redução de consumo de até 2% dependendo da operação, explica Clovis Lopes

Alcides Cavalcanti acrescenta que com o VM City e as versões FH 4×2 e 6×2 somadas ao sucesso do FH 540 6×4, líder de vendas nos últimos anos no mercado brasileiro, a Volvo passa a ter os melhores caminhões do País para os mais variados tipos de operação.

SEGURANÇA ATIVA

Todos os modelos FH 2021 contam alguns recursos de segurança ativa que passam a estar disponíveis já nas versões de acabamento intermediário do caminhão.  A relação inclui as luzes de frenagem de emergência (lanternas traseiras piscam automaticamente em desacelerações bruscas), sensor crepuscular (faróis acendem automaticamente no entardecer), sensor de chuva (limpadores de para-brisa são acionados automaticamente) e luzes “três marias” (aumentam a visibilidade noturna do veículo em aclives). “São recursos importantes para atingirmos nosso ideal de ‘Zero Acidentes’ com veículos Volvo”, conclui Lopes.