Chefe do Dedc afirma que 50% dos casos são “golpe do seguro”
Levantamento do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Setcepar) aponta que nos últimos dois meses foram registrados 58 roubos de caminhões de carga na capital e região metropolitana de Curitiba, o que representa quase um caso por dia.
De acordo com o presidente do Setcepar, Gilberto Cantú, antes de 2011 o índice era de três roubos de cargas por mês nas estradas da Grande Curitiba. A tendência se acentuou em 2012, quando em maio, 18 veículos de transporte de carga foram roubados na região e em junho, ocorreram 40 assaltos. “Os números estouraram. A categoria precisa de uma resposta rápida por parte do poder público”, diz.
Cassiano Aufiero, chefe da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (Dedc) de Curitiba, diz que nos últimos 14 dias nenhum veículo de carga é roubado na Grande Curitiba. A trégua ocorreu após a prisão de um integrante de uma quadrilha que atuava na região metropolitana. O delegado afirma que, a partir desta detenção, a polícia identificou todo o grupo.
Aufiero ainda acusa que 50% dos casos são “golpe do seguro”. Segundo ele, as próprias transportadoras simulariam os assaltos e registrariam as ocorrências com o objetivo de receber dinheiro das seguradoras. “Com isso, elas ganham em dobro: ficam com a mercadoria e com o valor do seguro”, afirma.
Fonte: Gazeta do Povo/PR