Com investimento estimado em R$ 21 milhões, a Oleoplan é o primeiro complexo industrial que começa a operar no Rio Grande do Sul a partir de fevereiro deste ano. Os testes tiveram início em janeiro e a unidade localizada em Veranópolis terá capacidade de produção de 100 milhões de litros de biodiesel por ano, extraídos principalmente a partir da soja. Os recursos da empresa serão focalizados na unidade de transerificação, que é a separação da glicerina do óleo vegetal. A empresa já comercializou 10 milhões de litros para a Petrobras, os quais serão entregues a partir de março deste ano.

Outra usina é a BSBios, em Passo Fundo, que terá suas atividades iniciadas em abril de 2007, com a produção extraída da soja e posteriormente de mamona, girassol e canola. A empresa já comercializou toda sua produção de 2007, o equivalente a cerca de 70 milhões de litros de biodiesel. Já a entrega do produto será realizada entre maio e dezembro desse ano.

A Granol, localizada em Cachoeira do Sul, começará a produzir em outubro deste ano, com capacidade para 100 milhões de litros de biodiesel ao ano. A empresa irá extrair o produto da soja e no futuro de plantas como girassol, nabo-forrageiro, colza e canola. Em Rosário do Sul está instalada a Brasil Ecodiesel, com capacidade para fabricar 120 milhões de litros do produto por ano.

Outra empresa que deverá construir usinas de biodiesel no Rio Grande do Sul é a Petrobras, com projetos ainda em fases de estudos de viabilidade técnica e econômica nas regiões de Bagé e Palmeira das Missões.