Para se tornar um bom profissional e conseguir fretes mais competitivos é muito importante o motorista estar com as documentações formalizadas. Afinal o trabalho informal leva, muitas vezes, o transportador a condições péssimas de trabalho.

Algumas exigências foram incorporadas para que a atividade do transportador rodoviário de cargas seja feira de maneira formal. Assim há a garantia de que as regulamentações voltadas para o benefício dessa categoria sejam levadas a sério e colocadas em prática.

A exigência do cumprimento dos direitos do transportador, principalmente em relação ao contratante, faz com que a categoria seja mais valorizada. Além disso, faz com que benefícios, como Pagamento do Pedágio antecipado por parte do contratante, Pagamento do Frete de maneira Eletrônica (garantindo que não haja a Carta Frete, onerosa ao transportador), sejam garantidos.

3DOCUMENTAÇÃO 

Outras documentações também são importantes para o motorista estar dentro da lei e não ser surpreendido em uma fiscalização. Os documentos de porte obrigatório e equipamentos obrigatórios devem estar em dia.

Quando o motorista se depara com fiscalizações da PRF em rodovias federais, deve ter sempre em mente que a abordagem é necessária para verificar o cumprimento do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e também para impedir crimes como entrada de armas, drogas e produtos de crimes em geral, além de interromper um possível sequestro em andamento.

O condutor de caminhão deve sempre ter em mãos os documentos de porte obrigatório, como a CNH e o CRLV que devem estar dentro do prazo de validade. Além desses documentos, deve portar a nota fiscal, caso o veículo esteja carregado. E em caso de transporte de produto perigoso, mais atenção ainda. É necessário o porte de todos os documentos, e os equipamentos de segurança que o produto transportado exigir. Neste caso, o motorista deve possuir o curso de movimentação operacional de produtos perigosos, conhecido por MOPP, que o habilita para o transporte.

Próximo