As vendas para o mercado interno de reboques e semi-reboques registraram crescimento de 37,3%, por meio da comercialização de 12.194 unidades entre janeiro e março deste ano, contra 8.881 implementos vendidos no mesmo período do ano passado. O desempenho do setor nos três primeiros meses de 2008 está alicerçado nos agronegócios e construção civil, cuja demanda continua aquecida.
As exportações do segmento de reboque e semi-reboques, por sua vez, registraram nos primeiros meses deste ano 1.044 unidades, desempenho 51,52% maior em relação a 2007, quando foram exportados 689 equipamentos. Os dados das vendas externas do mês de março não foram fechados ainda. Já o mercado de carroçarias sobre chassi registrou de janeiro a março deste ano 14.292 emplacamentos, volume 38,81% maior do que as 10.296 unidades emplacadas nos três primeiros meses de 2007.
Para o presidente da Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, Rafael Wolf Campos, as perspectivas do setor para o exercício de 2008 após a contabilização dos números do primeiro trimestre apontam um crescimento maior do que os 10% projetados no início do ano. \”Considerando que o mercado externo não tenha uma piora significativa neste ano poderemos ter um crescimento até maior do que o esperado e fechar o exercício com desempenho 15% superior ao registrado em 2007. Caso contrário, se ocorrer uma forte retração no mercado norte-americano que venha refletir em outros países poderemos ter um crescimento menor ao projetado\”.
-Destaques
De acordo com o Departamento de Estatísticas da ANFIR, o segmento que registrou maior desempenho nos três primeiros meses deste ano foi o de carroçarias sobre chassis. Os produtos com maior índice de crescimento nos emplacamentos foram os das linhas basculantes, que registraram desempenho 81,11% maior, baús de alumínio e frigoríficos, 63,78% superior, graneleira e carga seca com crescimento de 44,14% e tanque 41,92% superior