A Graber Rastreamento lançou ontem (8/04), em São Paulo, seu sistema denominado WebGraber Telemetria, o qual permite o acompanhamento remoto de dados em gestão e operação de frotas, como informações como  rotação do motor e velocidades excessivas, que afetam o consumo de combustível. O anúncio foi feito por Marcelo Necho, CEO da Graber Rastreamento, e Paulo Félix, gerente de Marketing e Tecnologia da empresa.

O WebGraber Telemetria integra o projeto de desenvolvimento tecnológico da empresa que em 2007 demandou recursos de R$ 2,5 milhões e lançou projetos como o Rastreador Móvel Graber, o Graber Motos, o WebGraber e o Graber Vídeo Móvel. Para Necho, o sistema irá auxiliar as transportadoras na otimização do veículo, permitindo que os frotistas tenham controle sobre o rendimento da frota e a atuação dos motoristas no transporte de cargas, por exemplo. \”Nosso objetivo não é policiar o motorista, mas gerir sua direção de modo que seja mais segura\”, disse o executivo.

Segundo a empresa, o mercado de transportes de carga conta atualmente com 56 mil empresas, frota de 1,6 milhão de veículos e faturamento anual de R$ 32,5 bilhões no mercado nacional. A empresa possui uma frota de 140 mil veículos monitorados, entre caminhões, utilitários, automóveis de passeio e motos, e registrou crescimento de mais de 55% do faturamento em 2007. Além disso, teve sua sede ampliada para atender à demanda pelo aumento de clientes durante o ano.

A preocupação com a segurança na gestão de frotas, de acordo com o executivo, está intimamente ligada ao preocupante número de acidentes que ocorre no País nesta categoria de veículos. Segundo o IPEA, em seu estudo mais recente, divulgado, cerca de 110 mil acidentes envolvendo caminhões ocorreram em 2005, ocasionando a morte de mais de oito mil pessoas.