A concessionária Vianorte uniu dois de seus programas de Responsabilidade Social em ações ambientais, pois levou recentemente 40 alunos de uma escola que faz parte do Projeto Escola Vianorte, para iniciar a segunda etapa de recomposição da mata ciliar do Ribeirão Preto, na altura do km 334,6 da rodovia Alexandre Balbo. O objetivo é recuperar o ecossistema do ribeirão e amenizar o aquecimento global. Já o plantio foi simbólico, pois funcionários da Vianorte continuarão o trabalho durante esta semana.

Um estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e da ONU (Organização das Nações Unidas) mostra que, com o aquecimento global, a Amazônia pode se transformar em um imenso cerrado. Contudo se for preservada poderá ser a salvação nacional, devido ser capara de retirar por ano da atmosfera, pela fotossíntese, até dois bilhões de toneladas de dióxido de carbono. Isso é mais do que todo país emite, cerca de 1,5 bilhões de tonelada.

Na cidade, a diferença no clima de um local arborizado já é sentida também pelas crianças. \”Quando estou indo para a escola e passo na avenida Dom Pedro sinto o ar poluído. É diferente daqui, onde tem muito vento\”, disse a aluna Beatriz Carmelita Bezerra, de 10 anos, às margens do ribeirão Preto. As crianças disputaram durante toda manhã para ver quem plantava mais mudas de árvores nativas. Débora Alves Silva Pereira, também de 10 anos, plantou nove mudas. Ela explica a importância da atitude. \”Precisamos das árvores porque são elas que trazem nosso oxigênio, isso sem falar na sombra que ela faz. Imagina se não houvesse árvores\”.