A Volvo Trucks North America apresentou nesta terça-feira (23/01) a nova linha de pesados VNL totalmente repensada. Segundo a Volvo, a nova geração marca o início de uma nova era para a companhia, clientes e motoristas.
Um dos destaques da nova linha Volvo é a aerodinâmica projetada para proporcionar um ganho de consumo de combustível de 10%. O presidente da Volvo Trucks North America, Peter Voorhoeve, disse o projeto foi iniciado em uma folha de papel em branco.
“Analisamos minuciosamente as tendências e transformações que impactarão a indústria e as necessidades de nossos clientes, incluindo as demandas de sustentabilidade e transporte do futuro”, disse. O novo Volvo VNL é parte integrante da visão da Volvo Trucks de zero emissões e zero acidentes.
Volvo VNL: nova linha foi concebida para atender oos desafios e exigências do mercado norte-americano
Ainda nas palavras do executivo, novo Volvo VNL foi concebido para responder aos desafios e exigências do mercado norte-americano e transformar a experiência de condução. A nova linha VNL será produzida produção na fábrica da Volvo Trucks New River Valley em Dublin, Virgínia.
De acordo com a Volvo Trucks Noth America, a nova linha foi trabalhada intensamente em principais áreas: Eficiência de Combustível, Segurança, produtividade do motorista, serviços conectados e tempo de atividade para gerar máximo valor para os clientes, seus motoristas e a sociedade em geral.
O novo Volvo VNL será a plataforma para todas as tecnologias futuras, incluindo futuras soluções de transporte de motores elétricos a bateria, células de combustível e de combustão interna que funcionam com combustíveis renováveis, incluindo hidrogênio.
O motor adotado para o novo caminhão é o D13 de última geração com o foco na maior eficiência de combustível, desempenho e durabilidade. Esse motor é disponibilizado em opções de potência na faixa de 405cv a 500cv e três classificações de torque: 1750 a 1950 lb-pés (2372.68 a 2643.84 Nm.
Segundo a Volvo, as diferentes opções de potência foram concebidas para se adaptarem às diferentes aplicações. A transmissão é a I-Shift de sétimas geração com trocas de marchas 30% mais rápidas em relação à geração anterior. O trem de força conta também com a solução I-Torque capaz de orimizar a economia de combustível , proporcionar a melhor versatilidade e dirigibilidade.
No âmbito da segurança, a nova linha Volvo VNL disponibiliza uma variedade de sistemas de segurança ativa, incluindo o Volvo Active Driver Assist Plus com Pilot Assist, que fornece centralização ativa na faixa. O Volvo Active Driver Assist Plus é alimentado pela Direção Dinâmica Volvo, que melhora as manobras em todas as velocidades.
O sistema inclui controle de marcha à ré, aumenta a estabilidade em todas as velocidades, se adapta e corrige ventos laterais, curvas de rodovia, acostamentos macios ou emergências como algum tipo de problema de pneus.
E o novo recurso de detecção de pedestres alerta o motorista quando um pedestre ou ciclista pode estar em seu caminho ou em pontos cegos e ativará a frenagem frontal automática de emergência para objetos diretamente no caminho.