Além da tecnologia para atender a legislação Euro 6/P8 de emissões, os caminhões Volvo 2023 das linhas F e VM trazem também avanços para redução de consumo e de facilidade operação, em especial pelas funções da sétima geração da caixa de transmissão I-Shift.

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Novo FH com motor Euro 6 e transmissão I-Shift de sétima geração

A nova linha F, formada pelos modelos FH, FM e FMX passa a ser equipada com o motor D13K, um propulsor com novo sistema common rail e maior pressão de injeção de combustível. Disponibilizado nas potências de 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540cv, está dimensionado para proporcionar até 8% de economia de combustível em relação ao atual Euro 5/P7.
Toda a linha F e os modelos da família VM e VMX (modelos preparados para operações fora de estrada) passam a ser equipados com a mesma caixa de transmissão I-Shift e suas novidades. Nesta nova geração as mudanças permitem trocas e engates de marchas 30% mais rápidos e precisos. Para operações como betoneiras, por exemplo, oferece tomada de força.
Segundo a engenharia da Volvo, com maior inteligência e novos módulos eletrônicos, a calibragem da caixa I-Shift para as condições de operação no Brasil contribuiu para redução de consumo de combustível e melhor dirigibilidade em todos os tipos de operação.

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Motor Volvo D13K


No off road, por exemplo, uma função de grande utilidade para facilitar a operação, está no engate da marcha à ré com o caminhão em movimento. Quando acionada, o veículo começa a desacelerar até a parada total e iniciar o movimento para traz. Tudo sem necessidade de o motorista pisar no pedal de freio ou retirar o pé do acelerador.

VOLVO 2023: NOVIDADES DA LINHA VM

O maior número de novidades da linha Volvo 2023 ficou reservado para os modelos da família VM, pois esta passa a ser equipada com o motor Volvo D8K de 8 litros que faz sua estreia no Brasil. Trata-se de uma unidade de 6 cilindros em linha com tecnologia de injeção common rail, nas versões de 290 e 360cv de potência.

nova transmissão I-Shift presente nos caminhões VOlvo 2023


Desde o lançamento dos caminhões VM, em 2003, a Volvo utilizava o motor MWM. O propulsor da marca é utilizado na Europa desde 2012, conta com freio motor de borboleta com 210cv de potência e freio motor de cabeçote Volvo (VEB) com 360cv. O VM com potência de 290cv será produzido também com caixa de transmissão manual ZF de 9 marchas.
A nova motorização possibilitou a oferta do Acelerador Inteligente que identifica a necessidade de torque conforme a carga do veículo e a topografia da estrada, com a finalidade de para economizar combustível. Isso se dá com o controle da injeção de combustível de forma precisa durante a aceleração e possibilita a redução de até 10% no consumo.
Além do I-Roll, sistema que coloca o caminhão em marcha neutra para aproveitar o embalo sem reduzir a velocidade, a nova transmissão I-Shift permite aos caminhões rodoviários a opção de trafegar nos modos Econômico, em que os softwares da transmissão usam recursos para economia de diesel, e o modo Performance, para mais desempenho, especialmente nas ultrapassagens.

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VM com potências de 290 a 360cv


Na linha Volvo 2023 a família VM, que passa a contar também com as versões FMX (fora de estrada) passa a ter freios eletrônicos EBS que reduzem a distância de frenagem e garantem maior estabilidade ao caminhão. Também passa a ser disponibilizado o Programa Eletrônico de Estabilidade, conhecido como ESP, cuja função é reduzir o risco de tombamento do veículo em curvas fechadas.
Outros itens de segurança presentes na nova linha VM, que conta também com o cavalo mecânico 4×2 VM Tractor Power, com motor de 360cv, são o auxílio de partida em aclives (funciona também em declives) e o pacote completo de espelhos, incluindo o frontal e o de meio fio, além de faróis DRL (Luz do dia) em LED para todos os modelos.

VMX Off road vm
VMX para operações fora de estrada

Seguindo a mesma nomenclatura dos off road FMX, agora a família VM passa a contar também os modelos VMX e VMX Max na linha vocacional fora de estrada. Os veículos têm para-choque de aço e duplos eixos de tração 6×4 e 8×4, além de possibilidade de escape vertical. Além disto, a família VMX conta agora com o novo VMX MAX 6×4 rígido, que tem um PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. Esta versão tem chassi duplo reforçado, suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas ea traseira semielíptica de 26 toneladas.

Todas as novidades da Volvo serão apresentadas na Fenatran, que acontecerá esse ano no período de 07 a 11 de novembro